Bombardeio russo em teatro de Mariupol deixou cerca de 300 mortos, diz órgão ucraniano

Publicado em 26 de março de 2022

O ataque de forças da Rússia contra um teatro em Mariupol, na Ucrânia, ocorrido no último dia 16, deixou cerca de 300 mortos, segundo informou o Conselho Municipal da cidade, por meio de mensagem divulgada nesta sexta-feira (25) no Telegram.
“Há informações de testemunhas presenciais de que morreram em torno de 300 pessoas no Teatro do Drama, em Mariupol, como resultado do bombardeio russo”, anunciou o órgão.
“Queríamos acreditar, até o fim, que todo mundo conseguiu se salvar. Mas, as palavras dos que estavam dentro do edifício no momento do ataque terrorista dizem o contrário”, completa a mensagem.
Cerca de 130 pessoas foram resgatadas com vida do refúgio antiaéreo construído sob o teatro da cidade portuária, segundo informou na semana passada a comissária de Direitos Humanos do parlamento ucraniano, Liudmyla Denisova.
Segundo as autoridades da Ucrânia, no abrigo da instalação cultural, estavam de 1.000 a 2.000 pessoas, mas não era possível determinar quantas ocupavam o local no momento do bombardeio.
As tropas russas controlam parte de Mariupol, que foi arrasada pelos combates e onde seguem cercados cerca de 100 mil habitantes, sem água, energia elétrica e itens básicos como alimentos ou medicamentos.
O Ministério da Defesa da Rússia atribuiu a destruição do teatro ao batalhão ucraniano de extrema-direita Azov, que acusou de ter explodido o local como provocação. O Kremlin, por sua vez, justificou o bombardeio pela suposta presença de combatentes ali.
Foto: MARTIN DIVISEK/EFE
R7

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial