“Brasil está de volta”, diz Lula durante cúpula da Celac

Publicado em 24 de janeiro de 2023

Durante discurso na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o “Brasil está de volta à região” para ” trabalhar lado a lado com todos”. As declarações ocorreram nesta terça-feira, 24, durante o sétimo encontro do bloco, realizado em Buenos Aires, na Argentina.
“No meu primeiro pronunciamento após o resultado das eleições, afirmei que o Brasil estava de volta ao mundo. Nada mais natural do que começar esse caminho de retorno pela CELAC. É com muita alegria e satisfação muito especiais que o Brasil está de volta à região e pronto para trabalhar lado a lado com todos vocês, com um sentido muito forte de solidariedade e proximidade”, disse.
Em seguida, o presidente classificou como “inexplicável” a decisão de seu antecessor Jair Bolsonaro de tirar o Brasil da Celac. Em 2020, Bolsonaro exigiu a saída do País do bloco regional após divergências políticas e ideológicas com Cuba e Venezuela.
“Ao longo dos sucessivos governos brasileiros desde a redemocratização, nos empenhamos com afinco e com sentido de missão em prol da integração regional e na consolidação de uma região pacífica, baseada em relações marcadas pelo diálogo e pela cooperação. A exceção lamentável foram os anos recentes, quando meu antecessor tomou a inexplicável decisão de retirar o Brasil da Celac”, afirmou.
O presidente também destacou as contribuições que podem ser geradas para a região a partir da consolidação da Celac. “Há uma clara contribuição a ser dada pela região para a construção de uma ordem mundial pacífica, baseada no diálogo, no reforço do multilateralismo e na construção coletiva da multipolaridade”.
Lula aproveitou para agradecer o apoio dos países vizinhos durante os atos golpistas do dia 8, em Brasília. “Quero aqui aproveitar para agradecer a todos e a cada um de vocês que se perfilaram ao lado do Brasil e das instituições brasileiras, ao longo destes últimos dias, em repúdio aos atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília. É importante ressaltar que somos uma região pacífica, que repudia o extremismo, o terrorismo e a violência política”
O evento, que foi criado em 2010, reúne 33 países e visa fomentar a integração entre os países latino-americanos e caribenhos. O atual mandatário brasileiro foi um dos idealizadores do grupo.

Foto: REUTERS
Terra

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial