Brownie: conheça cachorro do presidente do Chile, sucesso nas redes sociais

Publicado em 15 de março de 2022

“Estou aqui na frente dos senhores, naquela que é uma das grandes surpresas do destino, eu, um cachorrinho vira-lata, me tornei, por eleição popular, o Primeiro-Cão da República do Chile”, diz o início o texto nas redes sociais de Brownie, o cachorro Gabriel Boric, presidente do Chile, empossado nesta sexta-feira (11).
Brownie tem chamado atenção nas redes sociais: são mais de 406 mil seguidores no Instagram e 89 mil no Twitter.
Mas seu destaque vai além da fofura. O cãozinho “costuma postar” em seu feed bastidores da vida com Boric e suas percepções caninas dos acontecimentos pelo país e eventos que participa, com muito bom humor.
O cãozinho chegou à família de Boric há seis anos quando o irmão do presidente, Tomás, procurava um cachorro para adotar com a namorada. Brownie era rejeitado no abrigo onde estava porque apresentava um problema em uma das patas traseiras e, por isso, acabou sendo adotado pela família.
Ainda no discurso da posse, Brownie completa: “Prometo dar voz às demandas que me forem enviadas e abanar o rabo para lutar por ideias. Com cérebro de espantalho, coração do homem de lata e coragem do leão, enfrentarei as adversidades, e mesmo que os tempos sejam difíceis, eu prometo aos senhores que não vou desistir, nunca. Eu não vou desistir, não!”
Em publicação recente, ele conta que Boric deve agora assumir a segunda missão mais importante da sua vida (a primeira foi ensiná-lo a fazer xixi) e estará por perto quando precisar. No entanto, não seguiria com o presidente na viagem porque “disseram que a capital não é o lugar ideal para mim, e chegar lá seria uma missão muito difícil para um filhote como eu.”
Além do diário, o pet tem a sua própria agenda, com campanhas de adoção de animais e a luta contra os maus tratos. Em um dos posts, ele ensina como denunciar. Brownie até tem um apelido carinhoso para seus seguidores, os Brows.
O cachorro também é presença nas redes sociais de Boric, por onde este costuma se comunicar com o público. Entre fotos de eventos, reuniões e de anúncios de ministérios e integrantes do seu novo governo, Brownie aparece como fiel escudeiro do presidente, seja posando, seja recebendo-o no aeroporto.
“O surgimento de Brownie é muito relevante porque coloca em pauta um assunto que até agora era pouco discutido: os direitos dos animais. O eleitorado de Boric, principalmente os jovens, é muito sensível a isso”, explicou Claudia Heiss, de a Universidade do Chile, em entrevista a agência de notícias EFE.
Ainda para a agência , Jaime Abedrapo, da Universidade San Sebastián, Boric procura “ser um presidente que aponta para as emoções” e “mostrar uma nova proximidade com as pessoas.”

Fotos: Reprodução/Instagram/Brownie Presidencial
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial