Câmara aprova projeto que institui Dia Municipal do Coco de Roda em Campina Grande

Publicado em 13 de agosto de 2021

O Coco de Roda, manifestação cultural e musical de origem afro-ameríndia, vai ganhar um dia para ser celebrado no Calendário Municipal, graças a uma propositura da Vereadora Jô Oliveira (PCdoB). O Projeto de Lei 263/2021, que Institui o dia 04 de Julho como o Dia Municipal do Coco de Roda, foi aprovado na sessão desta quinta-feira (12) da Câmara Municipal de Campina Grande, por unanimidade de votos dos vereadores e vereadoras presentes.
Em Campina Grande, diversos artistas fizeram sucesso através do coco de roda, como Jackson do Pandeiro e atualmente Biliu de Campina e Benedito do Rojão. Hoje, o coco resiste em circuitos culturais, como o Coco no Quintal, realizado pelo Contra Mestre Evaldo Morcego, nos Eventos do Museu Vivo do Nordeste, do professor Adoniran Barbosa. E também na força musical dos grupos JB do Coco e Coletivo Tirinete, além do grupo Coqueiro Alto, que por onde passam levam essa expressão da nossa cultura.
De acordo com a Vereadora Jô Oliveira criar uma data que celebra essa manifestação cultural é garantir a valorização devida a todos e todas que mantêm viva a cultura popular.
“Não tem coisa que me deixe mais feliz que dançar um coco, ao som do Tirinete, do Coqueiro Alto… que são grupos que, além de continuar uma história que começou lá atrás com grandes mestres, ainda dão uma cara e um gás renovado para essa expressão musical. O dia do Coco de Roda é uma forma de homenagear a todos e todas que fazem essa história de resistência e de valorizar uma expressão cultural que é nossa”, disse a vereadora.
O projeto ainda deve ser votado em segunda votação pela Casa de Félix Araújo, e depois segue para sanção do prefeito Bruno Cunha Lima.

Outras aprovações – Na manhã desta quinta-feira (12), a vereadora Jô Oliveira também teve outros projetos de lei aprovados, e que tratam da nomeação de novas ruas do município localizadas no Jardim Verdejante e Bairro Três Irmãs.

Assessoria

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial