Caminhos do Frio será realizado de 10 a 16 de julho, em Pilões

Publicado em 30 de junho de 2017

frioO município de Pilões, no Brejo paraibano, receberá no próximo dia 10 a 12ª edição da Rota Cultural Caminhos do Frio. O evento será realizado em nove municípios da região do brejo, onde será iniciado em Areia e se prolongará nas cidades de Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas Alagoa Nova e finaliza em Alagoa Grande.
A abertura oficial da rota em Pilões será a partir das 20h com o desfile nas principais ruas da cidade que mostrará tudo o que será exposto durante a semana, e logo após terá apresentações dos grupos culturais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Mas a programação dará início às 06h com Alvorada, Hasteamento das Bandeiras, Oficinas e a execução do Projeto Terça Cultural, com produtos artesanais e gastronômicos. A atração da noite ficará por conta do grupo musical, Pagode MPB.
A programação se estenderá até o dia 16 de julho e terá atrações musicais todas as noites, no palco principal. Durante a semana haverá a Exposição Fotográfica “E(m)cantos do Brejo”, do fotógrafo Maurício Araújo, o Concurso da Princesa das Flores, Chá da Tarde no Bistrô, especialmente para os casais apaixonados, bem como a visitação ao Café na Varanda.
Para os aventureiros, terá as Caminhadas Escológicas para diversos pontos turísticos do município, Passeio de Ciclismo para a Cachoeira de Ouricuri e o Rapel na Pedra do Espinho. Os interessados deverão entrar em contato com o departamento de cultura e turismo para garantir a sua vaga.
O diretor de cultura e turismo, Jaime Souza, destacou que o município fará jus ao título da Cidade das Flores e será palco da Cultura e da Arte. A programação atenderá o público de todas as idades. Jaime informou que além dos shows com artistas pilonenses, está confirmada a apresentação de Cezzinha do Acordeom, no sábado (15), na Praça João Pessoa, a partir dàs 21h.
“A programação foi elaborada visando valorizar o que temos de mais precioso e atrativo, como por exemplo as caminhadas ecológicas nos principais pontos turísticos da cidade, e a exposição fotográfica que será exposta no Engenho Boa Fé, pois queremos que todos vivencie e conheça os nossos ricos patrimônios históricos. Vamos valorizar os nossos artistas, e todos se apresentarão no palco principal, em praça pública. Todos merecem mostrar os seus talentos. Mas a nossa grande surpresa será a apresentação da Banda de Música Prof. Antonio Pinto, com Tributo a Luiz Gonzaga. Da criança ao idoso, a programação atenderá a todos. Estamos torcendo que será um dos melhores Caminhos do Frio que o município já realizou, pois temos o apoio e a parceria de todas as secretarias municipais. Com certeza, o mérito será para todos!”, frisou o diretor entusiasmado com o evento.
Na sexta-feira (14), será realizada a culminância do Projeto Educar para Florir, que é fruto de uma parceria do Departamento de Cultural e Turismo, com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Educação, que tem como objetivo principal de incentivar a cultura dentro das escolas, bem como o incentivo de florir toda a cidade. A culminância será uma caminhada nas principais ruas, onde os alunos irão distribuir mudas de flores para toda a população.

Caminhos do frio é destaque no estado
O Caminhos do Frio, se tornou um exemplo de sucesso do turismo e pauta de outras regiões, como o Sertão que pretende implantar iniciativa semelhante, segundo o secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Lindolfo Pires.
O secretário explica que o governo divide as responsabilidades com os municípios em divulgar esse roteiro dentro e fora do Estado, e na atual gestão, o turismo ganhou força com o incremento de ações importantes, como o primeiro voo internacional (que vai ligar Paraíba e Argentina). “Enquanto Governo do Estado, somos parceiros e estamos aqui para somar e fortalecer essa versão da rota em 2017”, disse Lindolfo Pires, que participou na tarde da terça-feira (20), da solenidade de lançamento da edição 2017 do Caminhos do Frio, na sede da PBTur, em João Pessoa.
“Temos orgulho de divulgar para outras regiões essa rota que tem ligações históricas, religiosas e que tem a geografia, o fator climático, para unir e fortalecer esses municípios num evento de muito sucesso”, assegurou.

ASCOM PMP

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial