Campina Grande ganha a Stratus, primeira fábrica de aviões inaugurada na cidade

Publicado em 4 de julho de 2016

stratus2Com a presença de empresários, lideranças políticas, além de outros representantes do setor produtivo do Estado, foi inaugura na manhã desta quinta-feira, 30, em Campina Grande – Distrito de São José da Mata, o Hangar da fábrica de aviões Stratus Indústria Aeronáutica. O lugar, além da fábrica de aeronaves, terá também uma oficina de manutenção de aeronaves.
A Stratus é parceira da Empresa VOLATO AERONAVES, indústria brasileira com sede em Bauru, com mais de 15 anos no mercado e que desenvolveu aqui no Brasil as aeronaves Volato 400 e Volato 200 em união com o projetista norte americano RICHARD TRICKELL, criador das aeronaves KIS 2, KIS 4, KIS CRUISER, SUPER PULSAR e PULSAR SUPER CRUISER, totalizando mais de 300 aeronaves montadas e voando em todo mundo.
O diretor presidente da Stratus, Juan Pinheiro, comentou sobre a façanha do empreendimento. “Campina Grande é conhecida tradicionalmente por ser uma cidade inovadora em várias áreas. A aviação ainda é um segmento novo e, na qualidade de um apaixonado por esta área, comecei a me interessar muito, me aprofundar até chegar a ideia de montar um empreendimento de fabricação de peças estruturais e eletrônicas, componentes aeronáuticos e também de aeronaves aqui em nossa cidade. E hoje nós estamos inaugurando a nossa sede aqui, com muita alegria, mas esse é um trabalho construído ao longo de dois anos de pesquisa e desenvolvimento, para chegarmos a apresentar agora a nossa primeira aeronave, fato que nos traz muita alegria por este novo conhecimento que chega a nossa região”, disse.
O Sistema Indústria da Paraíba, por meio do SENAI, acreditou e apoiou o projeto desde a sua origem. “Certa vez quando eu disse que iríamos fabricar aviões em Campina Grande um jornal publicou que eu estava brincando, ou sendo otimista demais. Mas, hoje estou feliz em demonstrar que não se tratava de excesso em otimismo. Na verdade, são poucas as pessoas que conhecem o espírito empreendedor desta cidade como eu conheço. E, eu tinha a certeza de que nós iríamos realizar esse sonho. Principalmente porque se trata de um empreendimento de alguém que já traz em si, este sentimento nato de construir e de voar. Hoje estamos aqui voando nas asas da alegria. Então o Juan partilhou conosco esse sonho e, de pronto o apoiamos, colocando de imediato toda a estrutura das oficinas e o moderno maquinário do SENAI à disposição, inclusive criando cursos de manutenção em aeronaves. Atualmente, temos condições plenas para fabricação de peças e motores que possam atender essa nova demanda. Portanto, assim foi iniciado esse projeto, muito antes de se assentar os primeiros tijolos da Stratus. Agora estamos aqui, lançando o primeiro avião fabricado em Campina Grande o Volato 400, resultante de um projeto que nasceu em nossa cidade”, comentou o presidente da FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha.
A indústria Stratus produzirá aeronaves de pequeno porte, de 2 e 4 lugares, para atender ao mercado brasileiro com aeronaves seguras e de alta performance. “A nossa ideia é fabricarmos aeronaves leves, de dois e quatro lugares voltada a um público que demanda a necessidade constante de locomoção entre as cidades, a exemplo de empresários e profissionais liberais, uma vez que a locomoção por aeronave também representa um elemento de competitividade, considerando que quem se desloca mais rapidamente entre várias regiões, tem muito mais vantagens. Por outro lado, a parceria com o SENAI tem sido fundamental e exitosa porque, além de atrair o conhecimento para capacitar a equipe de profissionais, tem também proporcionado a oportunidade de desenvolvermos protótipos, a exemplos dos que também apresentamos aqui”, conclui Juan Pinheiro.
A Stratus Indústria Aeronáutica oferece hoje 12 empregos diretos e, em breve contará com 60 pessoas na linha de produção da aeronave apresentada. Este número de empregos dobrará com a fabricação de um novo modelo, cuja planta está sendo desenvolvida.
Informações complementares sobre a Stratus podem ser obtidas através do email: contato@stratusaeronaves.com.br

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial