CBF muda Copa do Brasil para 2017; veja como ficou a competição
Publicado em 3 de dezembro de 2016A Copa do Brasil vai mudar de formato a partir de 2017. O anúncio foi feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nessa quinta-feira (1º). Agora, as duas primeiras fases da competição terão apenas um jogo, com classificação ao vencedor ou ao visitante em caso de empate. Veja abaixo como ficou a Copa do Brasil, que vai ter Botafogo-PB e Campinense como representantes da Paraíba.
Segundo o CBF, a mudança foi necessária para adequar o calendário brasileiro com alterações na Libertadores. Agora, a competição vai contar com 91 clubes. Na primeira fase, os clubes piores ranqueados jogarão em casa contra os melhores do ranking da CBF.
Outra mudança é na renda das partidas. Agora, o classificado sai com 60% da renda e o eliminado com 40%.
A terceira mudança é a entrada dos campeões da Copa Verde (Paysandu), Copa do Nordeste (Santa Cruz) e Campeonato Brasileiro da Série B (Atlético Goianiense) na fase de oitavas de final, junto com os sete participantes brasileiros da Taça Libertadores.
Veja abaixo o esquema de disputa da Copa do Brasil em 2017:
Primeira fase: com 80 clubes, sendo 70 clubes oriundos das competições estaduais e 10 pelo ranking de clubes da CBF
Fase em jogo único, com confrontos definidos através de sorteio. Em cada confronto os times melhores ranqueados visitam os de pior ranking. A vantagem do empate é para os visitantes, que avançam. A divisão de renda é de 60% para o classificado e 40% para o eliminado.
Segunda fase: com 40 clubes
Fase em jogo único, com confrontos definidos através dos resultados anteriores e diagrama que será confeccionado. O mando de campo é definido por sorteio e a renda é de 60% para o classificado e 40% para o eliminado.
Terceira fase: com 20 clubes
Fase de confrontos de ida e volta, com confrontos definidos através dos resultados anteriores e diagrama que será confeccionado. O mando de campo é definido por sorteio e a partir desta fase começa a valer o gol qualificado, marcado por clubes que jogam fora de casa.
Quarta fase: com 10 clubes
Fase de confrontos de ida e volta, com confrontos e mandos de campo definidos através de sorteio.
Oitavas de final: com 16 clubes
Nesta fase, os cinco clubes classificados na fase anterior se juntam aos sete participantes da Libertadores e aos campeões da Copa Sul-Americana 2016 (Chapecoense, aguardando decisão da Conmebol); Copa do Nordeste, Copa Verde e Campeonato Brasileiro da Série B.
Os jogos serão de ida e volta, com confrontos e mandos de campo definidos através de sorteio.
Quartas de final: com 8 clubes
Os jogos serão de ida e volta, com confrontos e mandos de campo definidos através de sorteio.
Semifinal: com 4 clubes
Os jogos serão de ida e volta, com confrontos definidos através dos resultados anteriores e diagrama que será confeccionado. Mando de campo será definido por sorteio.
Final: com 2 clubes
Os jogos serão de ida e volta, com mando de campo definido por sorteio. Não haverá o critério do gol qualificado.
Voz da Torcida