CIA tem gravação do príncipe saudita pedindo para ‘silenciar´ jornalista, diz site turco

Publicado em 23 de novembro de 2018

A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) registrou um telefonema no qual o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, dava instruções para “silenciar” o jornalista Jamal Kashoggi “o mais rápido possível”, informou o site do jornal turco “Hurriyet Daily News” na quinta-feira (22).
Segundo o site, a diretora da CIA, Gina Haspel, havia “sinalizado” a existência da gravação durante uma visita a Ancara, em outubro. A Reuters não conseguiu confirmar a informação.
O jornalista saudita, que era crítico do governo, foi morto por um grupo de agentes — alguns deles próximos ao príncipe herdeiro –, no consulado do país em Istambul, na Turquia, no dia 2 de outubro. Ele estava na representação diplomática para pegar documentos para se casar com sua mulher turca.
Na sexta-feira (16), o jornal “The Washington Post” afirmou, com base em fontes, que a CIA concluiu que o príncipe herdeiro ordenou o assassinato.

Investigação da CIA
O “Post”, que cita fontes com conhecimento do caso, afirmou que a CIA descobriu que Khashoggi, que vivia em Washington, conversou com o embaixador saudita nos EUA e irmão do príncipe herdeiro, Khaled bin Salman, sobre a viagem à Turquia para obter os documentos.
De acordo com a CIA, o embaixador pediu que Khashoggi fizesse os trâmites burocráticos em Istambul por solicitação do príncipe-herdeiro. E garantiu que nada ocorreria com o jornalista.
Ainda não está claro, segundo o jornal, se o embaixador sabia dos planos para assassinar o jornalista na Turquia.
Uma porta-voz da embaixada saudita em Washington negou ao “Post” o conteúdo da conversa entre o embaixador e o jornalista. Segundo ela, as conclusões da CIA são “falsas”.
Após o desaparecimento do jornalista, a Arábia Saudita afirmou que Khashoggi saiu sozinho do consulado. No entanto, a pressão internacional e as provas apresentadas pela Turquia fizeram o governo saudita admitir que o opositor morreu no local.
Na primeira versão sobre a morte, os sauditas afirmaram que Khashoggi havia morrido em uma briga. Depois, o governo reconheceu que o jornalista foi vítima de um assassinato premeditado.
Cerca de 15 agentes que haviam chegado em Istambul na noite anterior esperavam Kashoggi no consulado saudita. Quatro deles fazem parte do esquema de segurança do príncipe herdeiro, que nega qualquer envolvimento no crime.
Segundo o “Post”, a CIA considera Mohammed bin Salman como um “bom tecnocrata”, mas o classifica como “volátil”, arrogante e explosivo. No entanto, a agência acredita que ele sobreviverá ao escândalo da morte de Khashoggi e seguirá como herdeiro do torno do país.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial