CNI firma acordo com Governo Federal para fornecer EPIS para conselhos tutelares

Publicado em 16 de julho de 2020

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) firmou esta semana protocolo de intenções com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) a profissionais que trabalham em Conselhos Tutelares de todo o Brasil. O acordo tem como objetivo melhorar as condições de trabalho dos conselheiros no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade neste período de pandemia do novo coronavírus. O documento foi assinado pela ministra Damares Alves e pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, em cerimônia no Palácio do Planalto, como parte das celebrações dos 30 anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
De acordo com o presidente da CNI, os Conselhos Tutelares exercem importante papel na proteção e garantia dos direitos de milhões de crianças e adolescentes brasileiros e precisam continuar a exercer esse importante papel nesse período da pandemia. “A CNI e o Serviço Social da Indústria (SESI), que tem experiência em garantir a saúde e segurança no trabalho, estão se colocando à disposição para cooperar com o governo federal na garantia da segurança desses profissionais e das famílias atendidas”, destacou.
A ministra Damares afirmou que o atendimento a crianças e adolescentes continuará sendo prioridade do governo e, em especial, nesse período. Ela agradeceu o apoio de parceiros em diversas iniciativas, entre os quais, o setor industrial. “Todas as crianças e adolescentes podem contar com a rede de proteção durante a pandemia”, disse. “Para isso, estamos equipando os conselhos tutelares para garantir a segurança dos profissionais. Contamos com o apoio da CNI que irá garantir a entrega de máscaras e EPIs para os conselheiros de todo o país”.
De acordo com o protocolo, a CNI e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos podem definir como será executada a parceria e como será feito o fornecimento dos EPIs aos Conselhos Tutelares, conforme a demanda que vier a ser encaminhada à Confederação.

Rede coordenada por CNI, SESI e SENAI ajuda no combate
Uma rede coordenada pela CNI e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) já mobilizou mais de 380 indústrias de diversos portes, e suas respectivas entidades representativas, bem como federações estaduais nessa cruzada solidária. Além da manutenção de respiradores mecânicos, a iniciativa tem dado apoio para a ampliação da produção nacional de EPIs, tanto hospitalares quanto de uso comum. A rede ajudou na produção, doação e distribuição de cerca de 450 mil protetores faciais “faceshields”, 29 milhões de máscaras cirúrgicas, 19 milhões de máscaras de uso comum, 540 mil vestimentas hospitalares, 300 mil pares de luvas e 568 mil litros de álcool antisséptico.
Já o SESI está produzindo guias e protocolo para apoiar empresas no enfrentamento à pandemia. Os documentos, disponíveis gratuitamente no Portal da Indústria, foram elaborados por médicos do trabalho, epidemiologistas, engenheiros de saúde e segurança no trabalho, psicólogos e outros especialistas do SESI. Reúnem recomendações e melhores práticas referendadas por órgãos nacionais e internacionais de saúde para orientar empresas em planos de retorno e aumento gradual e seguro das atividades, e reforça que as empresas também estejam sempre alinhadas às recomendações específicas das autoridades sanitárias locais.
A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise
Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial