Com propositura da vereadora Jô Oliveira, CMCG entrega Título de Cidadania Campinense e Medalhas de Honra ao Mérito a capoeiristas

Publicado em 8 de novembro de 2021

O som do berimbau ecoou na Câmara Municipal de Campina Grande, durante a Sessão Solene realizada na última quinta-feira (4), com propositura da vereadora Jô Oliveira (PCdoB). Na ocasião foi entregue o Título de Cidadania Campinense a Marcos Antônio Batista (Mestre Sabiá) e as Medalhas de Honra ao Mérito Municipal a Evaldo Batista dos Santos (Contramestre Morcego) e a Francimário de Souza (Mestre Neguinho), representando a União dos Capoeiristas do Planalto da Borborema. Também foram entregues mais de 30 votos de aplausos a capoeiristas do município.
A Sessão foi uma grande exaltação a cultura popular e a resistência do Povo Negro. Além das homenagens aos capoeiristas, com entrega dos títulos de cidadania, medalhas de honra ao Mérito e votos de aplausos. A sessão contou com a participação de Seu Benedito do Rojão, que na ocasião fez todo mundo dançar ao som do coco.
“Recentemente aprovamos a lei que institui o Dia Municipal do Coco de Roda e escolhemos o 04 de Julho para marcar esse dia, por ser o aniversário de nascimento de Seu Benedito do Rojão, que é um grande representante dessa manifestação cultural. Ter ele presente abrilhantou ainda mais essa Sessão”, destacou a vereadora Jô Oliveira.
A sessão contou também com a presença da Secretária de Cultural do município , Gisele Sampaio, que destacou a importância do momento e lembrou o início dos trabalhos realizados no Centro Cultural Parque Lourdes Ramalho com o Mestre Sabiá.


“Parabéns a vereadora Jô Oliveira, por essa propositura. O mestre Sabiá tem uma importância muito grande na construção dos saberes e no desenvolvimento de capoeiristas em nossa cidade. Essa homenagem é mais do que justa, parabéns a todos os envolvidos”, disse a secretária.
Cristóvão de Andrade, Pró-Reitor de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), também se fez presente na Sessão e destacou a importância de momentos como esse que homenageia e reconhece as pessoas enquanto elas estão vivas.
“Vale a pena participar de uma atividade como esta, e vou buscar divulgar em toda a UEPB o que aconteceu hoje, para que Campina Grande e o Brasil saibam que tem uma história bonita nesta cidade. É importante homenagear as pessoas enquanto elas ainda estão entre nós”, enfatizou Andrade.
Durante a sessão foi também realizada uma homenagem a Contra Mestre Cris Nagô, que foi assassinada a aproximadamente dois anos, enquanto dava aula de Capoeira no Parque da Liberdade.
Ao final da sessão, a vereadora Jô Oliveira fez a entrega de Votos de Aplausos aos capoeiristas participantes do Projeto Capoeira nas Escolas. Agradeceu a participação de todos pelo trabalho realizado e destacou que o voto de aplauso é apenas um ponto de reconhecimento do que eles fazem diariamente e da contribuição que deram, e ainda dão, a cultura e educação do município.

Homenagens – Após a sessão a vereadora Jô Oliveira também foi homenageada pelos presentes, que celebraram a presença da primeira vereadora negra na Casa de Félix Araújo. O momento contou com música, poesia e a presença de movimentos sociais, a exemplo do Levante Popular da Juventude, além da mãe da vereadora, Sebastiana (Dona Basta).

Assessoria
Fotos: Josenildo Costa/CMCG

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial