Com vasta folha de serviços prestados à cidade, Dr. Valdé recebe título de cidadão campinense nesta quinta-feira

Publicado em 19 de maio de 2022

Ele já é conhecido em Campina Grande como cirurgião dentista, radialista, cantor e compositor, e também no campo político como candidato a vereador, mas somente agora será, de verdade, um cidadão campinense. Dono de uma ´fábrica´ de sorrisos, Valdé Júnior Gomes Silveira, ou simplesmente Dr. Valdé, recebe nesta quinta-feira (19) o título de cidadão campinense concedido pela Câmara de Vereadores. O convite para a solenidade é do presidente da Casa, vereador Marinaldo Cardoso.
Natural de Brejo do Cruz, no sertão da Paraíba, Dr. Valdé recebe a honraria durante solenidade que acontece no plenário da ´Casa de Félix Araújo´, a partir das 19h. O título de cidadão campinense para o homenageado é de autoria do então vereador Marcos Raia e foi aprovado por unanimidade, numa forma de reconhecimento a quem chegou a Campina Grande em 1983, adolescente, cheio de sonhos e com muita vontade de trabalhar.
Em trecho do discurso que fará aos presentes para agradecer o título, Dr. Valdé diz que “ao adentrar definitivamente o mundo da política partidária em 2016, fiz com o único propósito de levar políticas públicas e sociais as camadas mais necessitadas e carentes da cidade de Campina Grande. Sentei com minha família e meus amigos e fiz ver a todos que a partir daquele instante iríamos lutar com unhas e dentes em busca da defesa da boa política”.
Ele ainda afirma que “elaboramos planos e projetos revolucionários para nossa cidade como o ônibus da saúde que seria uma parceria público privada em sintonia e interação com as faculdades da nossa cidade levando ações de saúde e cidadania totalmente de graça para as camadas mais desassistidas da nossa amada Campina. Saúde física, mental e bucal estavam entrelaçadas e inseridas nesse contexto”.
Dr. Valdé ainda revela que “poucas pessoas sabem, mas nos idos dos anos 80 fui um dos baluartes em busca do ensino público e gratuito numa luta constante e incansável na transformação da FURNe em UEPb. Isso me honra demais. Ter participado da estadualização da UEPb, universidade que ultrapassou os muros da educação do Brasil, sendo respeitada mundialmente. Eu venho do movimento estudantil, bebo dessa fonte há mais de 40 anos. Orgulhosamente, fui o primeiro presidente e, portanto, um dos fundadores do Centro Acadêmico do curso de odontologia”.
Para completar, ele utiliza frases musicais, mostrando seu lado artístico e como admirador do cantor Zé Ramalho, seu conterrâneo sertanejo. Ele diz: “na pedra de turmalina e no terreiro da usina eu me criei. Sou testemunha ocular de que realmente existe um tom mais leve na palidez desse pessoal. Tantas vezes matei a fome com tareco e mariola e fiz muitos versos dedilhados na viola… Sou batizado Valdé Júnior Gomes Silveira, muitos me conhecem como Dr. Valdé, mas hoje, essencialmente hoje, podem me chamar de GRATIDÃO. E como gratidão eu desço dessa solidão e espalho coisas sobre um Chão de Giz”.

QUEM É O NOVO CIDADÃO CAMPINENSE
O cirurgião dentista, radialista, cantor e compositor Valdé Júnior Gomes Silveira, ou simplesmente ´Dr. Valdé´, é natural de Brejo do Cruz, sertão paraibano e tem uma vasta folha de serviços prestados ao estado e principalmente a Campina Grande, onde mora desde 1983, quando chegou adolescente, cheio de sonhos e com muita vontade de trabalhar em prol das pessoas mais carentes. Casado com a também odontóloga Neuma de Sales Pereira e pai de Maria Elisa de Sales Silveira, ele estudou no Colégio Pré-Universitário Campinense – CPUC, onde se destacou pela sua capacidade de fazer amigos e de se comunicar.
Do CPUC Valdé seguiu direto para a universidade, onde ainda na FURNE – Fundação Universidade Regional do Nordeste se formou em odontologia e já são mais de trinta anos dedicados à profissão, sempre buscando garantir a saúde bucal e um sorriso bonito para seus pacientes. Na faculdade ele gostou e se identificou com o movimento estudantil, sendo fundador e primeiro presidente do Centro Acadêmico de Odontologia.
Também integrante do Diretório Central dos Estudantes – DCE – participou de vários congressos pelo Brasil, sendo membro da União Nacional dos Estudantes – UNE. Durante sua permanência na FURNE ´Dr. Valdé´ já atuava em favor dos menos favorecidos, sendo um dos principais ativistas políticos para que aquela função universitária fosse transformada na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, proporcionando assim ensino grátis e de qualidade para todos os paraibanos.
Desde sua formação, em 1988, ele procurou se especializar e aprimorar seus conhecimentos para cuidar cada vez melhor de seus pacientes. Em busca de mais conteúdo profissional ele atuou no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, sendo que na capital pernambucana foi onde mais se destacou com o projeto que levava tratamento dentário e de saúde para as comunidades carentes. O trabalho era feito com um ônibus adaptado e equipado para cuidar da saúde bucal das pessoas, oferecendo extração, obturação e prótese para quem precisasse.
Voltando a morar em Campina Grande, cidade que considera uma verdadeira mãe, ´Dr. Valdé´ sempre alimentou o sonho de se tornar vereador, mas embora tenha sido candidato por duas vezes ainda não conseguiu tornar realidade esse desejo.
Ele conta que quer ser vereador “para ajudar as pessoas carentes com o que sei fazer de melhor, que é a odontologia”. Valdé é presidente da empresa Fábrica de Sorrisos, que há muitos anos presta serviços em Campina Grande. Reconhecendo todo esse trabalho e dedicação para com o povo campinense a Câmara de Vereadores aprovou o Título de Cidadão Campinense para o ´Dr. Valdé´, honraria que ele recebe nesta quinta-feira (19). O projeto é de autoria do então vereador Marcos Raia e foi aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo local.

Apolinário Pimentel

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial