Datafolha: Lula oscila de 45% para 47%, e Bolsonaro mantém 33%

Publicado em 23 de setembro de 2022

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou dois pontos para cima, chegando a 47% das intenções de voto das eleições presidenciais, segundo pesquisa do Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira, 22. O petista abriu 14 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), que se manteve em 33%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Com a oscilação positiva, segundo a pesquisa, cresce a possibilidade de Lula vencer a disputa pela Presidência no primeiro turno. O ex-presidente tem 50% das intenções dos votos válidos (que não levam em conta os votos nulos, brancos e indecisos), ante 48% do levantamento anterior.
Empatados em terceiro lugar estão Ciro Gomes (PDT), que passou de 8% para 7%, e Simone Tebet (MDB), que segue com 5%. A candidata do União Brasil, Soraya Thronicke, oscilou de 2% para 1%. Os demais candidatos alcançaram menos de 1% das intenções de voto.
O instituto ouviu 6.754 pessoas em 343 cidades entre terça-feira, 20, e quinta-feira, 22. Encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa está registrada sob o número BR-04180/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.

Intenção de voto no 1º turno
– Lula (PT): 47% (45% no Datafolha anterior, de 15 de setembro)
– Jair Bolsonaro (PL): 33% (33% na pesquisa anterior)
– Ciro Gomes (PDT): 7% (8% na pesquisa anterior)
– Simone Tebet (MDB): 5% (5% na pesquisa anterior)
– Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (2% na pesquisa anterior)
– Felipe d’Avila (NOVO): 0% (0% na pesquisa anterior)
– Sofia Manzano (PCB): 0% (0% na pesquisa anterior)
– Vera (PSTU): 0% (0% na pesquisa anterior)
– Léo Péricles (UP): 0% (0% na pesquisa anterior)
– Constituinte Eymael (DC): 0% (0% na pesquisa anterior)
– Padre Kelmon (PTB): 0% (0% na pesquisa anterior)
– Em branco/nulo/nenhum: 4% (4% na pesquisa anterior)
– Não sabe: 2% (2% na pesquisa anterior)

Intenção de voto no 2º turno
Em um possível segundo turno entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL), segundo o Datafolha, o petista venceria com 54%, contra 38% do presidente. Os índices se mantiveram estáveis se comparado à pesquisa anterior, divulgada no dia 9 de setembro.
Terra transmite debate presidencial
Os candidatos à Presidência da República participarão no sábado, 24, de um debate com a transmissão do Terra, em parceria com SBT, CNN Brasil, Nova Brasil FM, Estadão/Eldorado e Veja. Com a mediação do jornalista Carlos Nascimento, o evento será dividido em quatro blocos e acontecerá das 18h15 às 20h30.
Para assistir, basta acessar o Terra, que, além da transmissão ao vivo, trará direto dos estúdios do SBT informações dos bastidores, entrevistas exclusivas e análises. O debate também poderá ser acompanhado pela TV aberta, no SBT, bem como nos sites dos demais promotores.
Terra

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial