De passagem na Argentina, Zelensky diz que considera importante a participação do Brasil nas negociações pelo fim da guerra

Publicado em 11 de dezembro de 2023

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, compareceu à posse do novo presidente da Argentina, Javier Milei, neste domingo (10).
Em entrevista ao Fantástico, em Buenos Aires, Zelensky disse que considera importante a participação do Brasil nas negociações pelo fim da guerra com a Rússia.
No país vizinho, Zelensky se reuniu com oito veículos da América do Sul: 7 são da Argentina e 1 do Brasil: a TV Globo.
“O senhor mencionou o encontro que teve com Lula, e que olhou nos olhos dele. O que o senhor percebeu nesse olhar? E por que, quando ele tomou posse, o senhor não veio, mas veio agora para a posse de Javier Milei?”, perguntou o repórter do Fantástico Álvaro Pereira Júnior.
A resposta de Zelensky foi breve:
“Não fui à posse de Lula porque não fui convidado. Aqui, Milei me ligou e convidou. Se me chamarem para ir ao Brasil, eu vou. Já convidei Lula para ir à Ucrânia”.

O Fantástico também perguntou o que ele espera do Brasil em relação ao conflito com a Rússia. A resposta foi diplomática:
“O Brasil é um país muito grande e meio importante e tem influência sobre outros países. Então, ele tem um papel muito, muito importante. É importante envolver o Brasil nas negociações de paz”, disse Zelensky.
Para outro repórter, ele disse que ainda existe na esquerda tradicional uma lembrança forte da União Soviética e que essa esquerda vê na Rússia uma espécie de sucessora dos soviéticos (veja no vídeo acima).
Depois da rápida coletiva, Zelensky saiu com pressa. Nesta segunda (11), ele estará em Washington (EUA) para se encontrar com o presidente Joe Biden para negociar ajudas americanas para a Ucrânia, que atualmente estão travadas.

G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial