De Repente na Rede faz homenagem póstuma ao poeta paraibano Juvenal Oliveira

Publicado em 20 de abril de 2022

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (20), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. A atração on-line é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (www.youtube.com/TVfunesc). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem póstuma ao repentista paraibano Juvenal Oliveira.
Juvenal Oliveira Leite nasceu em 6 de julho de 1939, na cidade de Catolé do Rocha, Sertão paraibano. Lá, ainda menino, aprendeu a tocar viola e fazer seus primeiros versos, assumindo, anos depois, a profissão de poeta repentista. Apresentou-se em emissoras de rádio local, compôs músicas de sucesso e fez parcerias com alguns renomados poetas, a exemplo de Oliveira de Panelas, Onildo Barbosa e Titico Caetano. Ao longo da carreira, gravou dois LPs e dois CDs de cantorias.
O artista também ficou conhecido por ser pai do cantor paraibano Ton Oliveira, que gravou algumas de suas músicas. O legado de Juvenal de Oliveira permitiu que Ton não apenas estabelecesse seus primeiros contatos com a arte da cantoria, mas que alcançasse grande projeção nacional, se tornando um dos grandes representantes da cultura paraibana Brasil afora. Infelizmente, em 22 de abril de 2008, Juvenal Oliveira veio a falecer, vítima de insuficiência renal crônica, na cidade de Campina Grande (PB).
Iponax Vila Nova é o apresentador oficial, declamador e coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficinas de declamação e versos pelo Estado. Mesmo mantendo o formato virtual do ‘De Repente na Rede’, que vem acontecendo há mais de dois anos, devido à Pandemia, ele deu início, em janeiro deste ano, junto com a Funesc, ao ‘De Repente na Estrada’, um projeto presencial que envolve 30 repentistas de seis estados nordestinos e que, até dezembro, circulará nos municípios de Bananeiras, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Aguiar, São Bento, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana, fortalecendo a arte do repente no interior do Estado.

Serviço
De Repente na Rede
Quarta-feira, 20/04/2022, às 19h
Homenageado: Juvenal Oliveira (PB)
Apresentação: Iponax Vila Nova
TV Funesc: www.youtube.com/TVfunesc

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial