Demanda por infraestrutura aumenta no primeiro semestre em relação a 2020

Publicado em 6 de outubro de 2021

Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que cinco de seis indicadores de demanda por infraestrutura registraram alta no primeiro semestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado. Houve aumento no consumo de energia elétrica, no acesso à internet, no transporte de cargas marítimas, no transporte ferroviário e no transporte rodoviário.
A única queda se deu no transporte aéreo de passageiros, que teve queda de 13% em relação ao primeiro semestre de 2020. O transporte de carga aérea, no entanto, cresceu 32%.
De acordo com os dados, o consumo industrial de energia saltou 14% no período, enquanto o residencial, 5%, e o consumo comercial, 4%. No transporte marítimo, a alta foi de 10% na movimentação total de cargas em toneladas e de 16% na movimentação de contêineres. Nas ferrovias, o incremento do acumulado no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2020 foi de 14% em relação ao transporte de minério de ferro e de 6% para outras mercadorias.
Os números apontam ainda que a alta do tráfego de automóveis em rodovias pedagiadas foi de 29% e do tráfego de caminhões, de 14%. Na avaliação da CNI, o aumento dos indicadores é reflexo da retomada das atividades após o começo da aplicação das vacinas contra a Covid-19 e do consequente reaquecimento da economia.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial