Deputados dos EUA devem avaliar pedido de impeachment nesta quarta-feira

Publicado em 12 de janeiro de 2021

Uma proposta de impeachment do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, deve ser apresentada na quarta-feira e ser aprovada no mesmo dia, afirmou nesta segunda-feira (11) o presidente do comitê de regras da Câmara de Deputados dos Estados Unidos, Jim McGovern.
“É importante agirmos de uma forma séria e deliberativa”, disse ele.
Os democratas pediram ao vice-presidente, Mike Pence, medidas para afastar o presidente Donald Trump. A expectativa, no entanto, é que essa tentativa fracasse.
McGovern afirmou que espera que os parlamentares do Partido Republicano façam objeções ao pedido de remoção previsto na 25ª emenda constitucional. Se isso se confirmar, o pedido de impeachment deverá ser votado em 24 horas.
“O que o presidente precisa ser responsabilizado pelo que fez”, disse McGovern.
No domingo, a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou que está pronta para iniciar o segundo processo de impeachment contra Trump, a menos que ele seja destituído do cargo nos próximos dias.
Pelosi, a principal democrata no Congresso, disse que “prosseguiremos com a apresentação da legislação de impeachment” ao plenário da Câmara dos Representantes se Trump não for removido por seu gabinete sob a 25ª emenda da constituição como inapto para permanecer no cargo.
A nova ameaça de destituição ganhou força após a invasão do Capitólio na quarta-feira (6) por apoiadores de Trump, que terminou com cinco mortos, incluindo um policial.
As autoridades anunciaram neste sábado que prenderam 18 dos invasores, entre eles Jake Angeli, que se tornou um símbolo do ato contra o Capitólio com seu rosto pintado de vermelho, branco e azul e por usar um chapéu de chifres de bisão.
Foto: Andrew Harnik/AP
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial