Desenvolvimento da indústria da defesa beneficia sociedade civil

Publicado em 5 de dezembro de 2021

A 12ª reunião do Conselho da Indústria de Defesa e de Segurança (Condefesa) reuniu, na última quarta-feira (1) especialistas renomados no cenário nacional, com ampla experiência internacional para discutir a aplicação da tecnologia da indústria de defesa para a civil. Estudiosos foram unânimes em ressaltar que inovações e tecnologias desenvolvidas para a defesa e segurança são usadas e geram ganhos também pela sociedade civil.
Com base nas melhores práticas do cenário global, os painelistas defenderam o investimento nesse tipo de tecnologia como forma de fomentar e melhorar a competitividade do setor produtivo bem como aumentar a capacidade das nações responderem a situações adversas.
“A pandemia de Covid-19 nos deu uma lição. Se, por algum motivo, as fronteiras se fecham, se você não estiver preparado, terá problemas. Por isso é importante investir em inovação”, comentou o coronel Pierre Mattei.
Para o professor do ITA e ex-diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológica de SP, Jefferson de Oliveira Gomes, o caminho é fortalecer a conexão entre investimentos já realizados. “É fundamental entender que a indústria brasileira fez um investimento de US$ 1 bilhão em inovação por meio da estruturação da rede de institutos SENAI, que deve estar conectada com o setor de defesa”, comentou. O professor ressaltou, ainda, que os institutos já atenderam mais de 600 empresas e realizaram mais de 1,3 mil projetos.
O diretor-executivo do SENAI Cetiqt, Sérgio Motta, citou como exemplos práticos de aplicações de tecnologias à indústria de defesa e segurança que podem extrapolar essas finalidades a integração homem/máquina, roupas com sensores fisiológicos e de estresse, exoesqueleto e tecidos inteligentes. Ele mencionou também a aplicação na área de saúde com tecidos com capacidade regenerativa por meio de nanopartículas, com aplicações antibacterianas.
Na reunião do conselho, o presidente do Condefesa, Glauco Côrte, por meio de uma mensagem lida pelo diretor-adjunto do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Sérgio Moreira, parabenizou todos os integrantes pelo empenho e trabalho desenvolvido ao longo de 2021.
O Condefesa foi implementado em novembro de 2018 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para incentivar o crescimento do setor por meio da aproximação da indústria da defesa às forças armadas e do alinhamento dos oito conselhos já implantados nas federações das indústrias em todo o Brasil.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial