Dezenas de corpos de possíveis vítimas da Covid-19 aparecem às margens do Ganges, na Índia

Publicado em 11 de maio de 2021

Dezenas de cadáveres que seriam de vítimas da Covid-19 apareceram às margens do rio Ganges, no norte da Índia – informaram as autoridades nesta segunda-feira (10).
A pandemia se espalhou rapidamente pelo vasto interior rural da Índia, sobrecarregando as infraestruturas sanitárias locais, assim como crematórios e cemitérios.
Ashok Kumar, um funcionário local, observou que cerca de 40 corpos foram encontrados no distrito de Buxar, perto da fronteira entre os estados de Bihar e Uttar Pradesh, dois dos mais pobres da Índia.
“Ordenou-se aos funcionários responsáveis que se desfizessem de todos os corpos, sejam eles enterrados, ou incinerados”, disse Kumar à AFP.
Algumas informações da imprensa local apontam para mais de 100 corpos.
Informes que citam outros funcionários mencionam que alguns estavam inchados e parcialmente queimados, o que significa que podem ter estado no rio por vários dias.
Moradores da região disseram à AFP acreditar que os cadáveres tenham sido jogados no rio porque os crematórios estão lotados, ou porque seus parentes não puderam pagar a madeira necessária para as piras funerárias.
“Para nós, isso é realmente chocante”, disse o morador Kameshwar Pandey, à AFP.
De acordo com estatísticas oficiais, cerca de 4 mil pessoas morrem todos os dias na Índia por causa do coronavírus. O número total de mortos seria de quase 250 mil.
Com base nas evidências constatadas em crematórios, muitos especialistas acreditam, porém, que o verdadeiro número diário possa ser várias vezes maior.
Foto: Reuters/Adnan Abidi
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial