Dia da Indústria: na Paraíba setor industrial conta com 7 mil empresas que geram mais de 100 mil empregos

Publicado em 26 de maio de 2021

Considerada o braço transformador da sociedade, ao gerar oportunidades de emprego e impulsionar o desenvolvimento e o avanço tecnológico, a indústria tem uma participação fundamental na empregabilidade, e no PIB Nacional.
De acordo com o Portal da Indústria, o setor industrial brasileiro tem importante participação no PIB Nacional. Figurando entre os 10 principais produtores industriais do mundo.
Na Paraíba, cerca de 7 mil empresas compõem o setor industrial, gerando mais de 113 mil empregos formais de acordo com dados do CAGED, publicados no último mês de fevereiro. No estado, os segmentos de Construção Civil, Alimentos e Bebidas são os mais representativos em números de indústrias.
Juntos só esses três segmentos industriais geram aproximadamente 110 mil empregos. No Estado, o sertão e as regiões metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande são os principais polos industriais.
“A indústria está presente em todos os momentos e nesses últimos tempos, em que formos pegos pela incerteza de um cenário global de pandemia, a indústria continuou firme, produzindo e contribuindo com suprimentos e ações preventivas. Na Paraíba, o setor industrial desempenha papel fundamental na economia, com empresas industriais do litoral ao sertão, atuando em segmentos como alimentos, construção civil, couro e calçados, minerais não metálicos e serviços industriais de utilidade pública”, ressaltou Francisco de Assis Benevides Gadelha, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP.
De acordo com o líder industrial, a indústria está presente também através das ações conjuntas do SESI, SENAI, IEL e FIEP, promovendo a qualidade de vida e a saúde do trabalhador, impulsionando a inovação e qualificando os profissionais para a indústria de hoje e do futuro.

Dia da Indústria
O Dia da Indústria foi escolhido em homenagem ao patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, que faleceu em 25 de maio de 1948. Simonsen foi engenheiro industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ainda, foi presidente da CNI e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial