DIA DO COMERCIÁRIO: Regulamentação da profissão só veio após mais de uma década de luta dos trabalhadores
Publicado em 30 de outubro de 2015Dia 30 de outubro é a data consagrada ao Comerciário, entretanto muitos não sabem a origem deste dia em que os sindicatos da categoria comemoram as grandes conquistas do passado e do presente, a exemplo da redução da jornada de trabalho e a regulamentação da profissão, conforme a Lei 12.790/2013.
Em Campina Grande a categoria vive um momento de expectativa frente ao processo de negociação de sua campanha salarial – 2015/2016, que até o momento não sinaliza com avanços das propostas apresentadas aos patrões.
Apesar do clima, segundo o presidente do Sindicato, José do Nascimento Coelho, os comerciários campinenses, assim como outros milhares de todo o Brasil, têm o que comemorar nesta data em que marca uma história de mais de uma década de luta e de conquistas dos trabalhadores.
“Os frutos dessa luta dos comerciários foram estendidos a todos os trabalhadores brasileiros que passaram também a ter suas jornadas de trabalho regulamentadas nos mesmo moldes, além disto, conseguimos direitos fundamentais, em especial os limites à jornada excessiva de trabalho”, destacou o sindicalista.
O movimento dos sindicatos dos comerciários remota os anos 1908, sendo que o de Campina Grande tem uma história de luta de 73 anos. Coelho disse que a entidade continuará buscando entendimento com os empregadores no que diz respeito à garantia de direitos dos trabalhadores.
COMEMORAÇÃO – Como acontece anualmente em várias cidades do País, o Dia do Comerciário é celebrado de acordo com a Convenção Coletiva. Em Campina Grande a homenagem acontece na terceira segunda-feira do mês de agosto.
Texto: Ascom/Sindicato