Edição do Festival Audiovisual Comunicurtas é lançada em Campina Grande

Publicado em 18 de setembro de 2018

A 13ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande (Comunicurtas) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), lançada nesta terça-feira (18), no campus de Bodocongó, acontecerá entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, no Cine São José e na Central de Integração Acadêmica da UEPB, em Campina Grande. O evento conta com a parceria de algumas iniciativas públicas e privadas do Estado, além de outras Instituições de Ensino Superior.
Este ano o festival conta com novidades em suas mostras competitivas. Além das mostras ‘Tropeiros da Borborema de Curta Metragem’, ‘Brasil de Curta Metragem’, ‘Estalo’, ‘A Ideia é….’, ‘Tropeiros de Telejornalismo’ e ‘Som da Serra’, haverá a mostra ‘Curta Internacional’ e ‘Longa Metragem’. Mais uma vez as mostras não competitivas integram o festival. São elas: ‘Filmes convidados’, ‘Feliz Idade’ e ‘Cinema Itinerante’.
Outra grande novidade desta edição é a Mostra Especial Tropiqueers, que exibirá produções cinematográficas independentes ou de coletivos, com temáticas voltadas às questões de gênero, sexualidade, raça, etnia e origem geográfica, alinhando a produção artística com o fazer político. Esta Mostra contará com 10 exibições em sala individual com classificação indicativa a partir de 16 anos (sendo cinco curtas convidados e cinco selecionados pela comissão do festival), debates e rodas de conversa anteriores e posteriores às exibições.
Inscrições
As inscrições dos trabalhos estarão abertas até o dia 17 de outubro, através de preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site. No próprio formulário de inscrição online haverá um espaço específico para o link do vídeo inscrito, que deverá estar disponível em plataformas como Vimeo, Youtube, We Transfer, Dropbox, SendSpace, entre outros, já em resolução para exibição. É preciso colocar também a senha de acesso ao vídeo, quando necessário, em espaço específico no formulário.
Um mesmo trabalho não pode ser inscrito em mais de uma mostra. Podem ser inscritos trabalhos produzidos em qualquer época. Serão aceitos também trabalhos inscritos em edições anteriores do Comunicurtas, desde que os mesmos não tenham sido selecionados para alguma mostra competitiva. O festival terá ainda oficinas, palestras e debates, além da realização do Fórum do Audiovisual Paraibano, espaço para discussão de políticas públicas voltadas para o incentivo de produções audiovisuais no Estado.
Com espaço destacado para a publicidade e o jornalismo, o Comunicurtas também terá na sua programação atividades envolvendo importantes discussões sobre temas atuais destas áreas, com profissionais de destaque nos referidos setores. Além disso, as mostras ‘A ideia é…’ e ‘Tropeiros de Telejornalismo’ receberão trabalhos produzidos para TVs, internet, eventos e trabalhos acadêmicos.

O festival
Nascido em Campina Grande, no Departamento de Jornalismo, o Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB se tornou itinerante e já percorreu as cidades de Remígio, Umbuzeiro, Queimadas, Taperoá, Patos e Ingá. O Comunicurtas já se tornou um dos mais importantes festivais da região e exibe um pouco do Brasil a uma sociedade que muitas vezes desconhece a diversidade que possui, haja vista crenças, etnias, curiosidades, tipos e belezas variadas existentes no país.
Configurando-se como uma alternativa qualificada de entretenimento totalmente gratuita, o Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB permite o acesso da população a produção e apreciação de filmes e vídeos locais, regionais e nacionais e ainda contempla o reconhecimento dos profissionais envolvidos nesta iniciativa. O edital completo do festival, com todas as normas para participação, pode ser conferido CLICANDO AQUI.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial