EDP Renováveis leva cinema movido a energia solar para as cidades de Areial e Pocinhos, de 9 a 16 de setembro
Publicado em 5 de setembro de 2023A EDP Renováveis (Euronext: EDPR), quarta maior produtora mundial de energias renováveis, traz para as cidades de Areial e Pocinhos (PB) o CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar no Brasil. As sessões gratuitas acontecem de 09 a 16 de setembro, em vários distritos e comunidades, e contam com diversos títulos de curtas-metragens infantojuvenis, além de apresentação do Trio de Forró Pé de Serra em alguns locais.
Também faz parte do projeto a Oficinema Solar, na qual serão realizadas aulas sobre educação ambiental por meio da linguagem audiovisual. O CineSolar tem patrocínio EDP Renováveis, realização Brazucah Produções e apoio da Prefeitura Municipal de Areial, por meio da Secretaria de Educação, e da Prefeitura Municipal de Pocinhos, por meio das Secretarias de Cultura e Desporto e de Educação.
Em todas as sessões terá distribuição de pipocas e o público participante poderá visitar o furgão do CineSolar, que carrega toda a infraestrutura do cinema. O veículo é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e possui sistemas de conversão de energia e armazenamento, que garante 20 horas de autonomia e funcionamento. O furgão também se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia e sustentabilidade, com infográficos e decoração especial, tudo feito com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade, como laser e bola de plasma.
O CineSolar, que completa 10 anos em 2023, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas, para um público de 284 mil pessoas, em quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais nacionais e mundiais, promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
“Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.
“O projeto CineSolar tem o objetivo especial de levar o cinema para as comunidades onde atuamos com a participação ativa da população local. É uma forma de contribuir com o desenvolvimento local levando temas como sustentabilidade, arte, tecnologia e cidadania com uma linguagem audiovisual direcionada para todos os públicos”, diz Maira Zanduzzo, Head de Meio Ambiente e Social da EDP Renováveis no Brasil.
O CineSolar também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas): saúde de qualidade; igualdade de gênero; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; paz, justiça e instituições eficazes; educação de qualidade; energias renováveis; cidades e comunidades sustentáveis; combate às mudanças climáticas; e parcerias e meios de implementação.
Oficinema Solar
Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza a Oficinema Solar, projeto que leva arte, tecnologia e temas sobre sustentabilidade para crianças e jovens, por meio da linguagem audiovisual. Os alunos aprendem a produzir um curta-metragem sobre questões locais e ações sustentáveis, utilizando elementos básicos da fotografia, enquadramento e roteiro. O filme terá sua estreia durante a sessão de cinema para a comunidade local e ficará disponível no canal do Youtube do projeto.
Em Areial, os encontros serão com os alunos da EMEIF Severino Barbosa (10/09) e da EMEF João Izidro dos Santos (11/09). Em Pocinhos, as oficinas acontecem na EMEF João XXIII (12/09), na EMEF Jucineide Afonso Pereira (13/09) e na EMEF Rui Barbosa (15/09).
Programação – CineSolar
Conjunto Severino Donato – Areial/PB
Sessões de Cinema
Data: Sábado (09/09)
Horário: 18h – curtas-metragens infantojuvenis
Entrada: gratuita – não precisa de ingresso
Local: em frente à Capela – Conjunto Severino Donato (Sítio Lajes)
Local em caso de chuva: Capela
Sítio Campo Formoso – Areial/PB
Oficinema Solar
Data: Domingo (10/09)
Horário: à tarde
Local: EMEIF Severino Barbosa
Sessões de Cinema
Data: Domingo (10/09)
Horário: 18h – curtas-metragens infantojuvenis
Entrada: gratuita – não precisa de ingresso
Local: Sítio Campo Formoso – em frente à Associação Rural (próximo ao Campo do Corinthians)
Areial/PB
Oficinema Solar
Data: Segunda-feira (11/09)
Horário: manhã e tarde
Local: EMEF João Izidro dos Santos
Sítio Arruda – Pocinhos/PB
Oficinema Solar
Data: Terça-feira (12/09)
Horário: de manhã
Local: EMEF João XXIII
Sessões de Cinema
Data: Terça-feira (12/09)
Horário: 18h – curtas-metragens infantojuvenis
Entrada: gratuita – não precisa de ingresso
Local: Praça do Arruda – Rodovia PB 121 – Sítio Arruda – Pocinhos
Local em caso de chuva: EMEF João XXIII – ao lado da praça
Sítio Pedra Redonda – Pocinhos/PB
Oficinema Solar
Data: Quarta-feira (13/09)
Horário: de manhã
Local: EMEF Jucineide Afonso Pereira
Sessões de Cinema
Data: Quarta-feira (13/09)
Horário: 17h – Trio de Forró Pé de Serra
18h – curtas-metragens infantojuvenis
Entrada: gratuita – não precisa de ingresso
Local: EMEF Jucineide Afonso Pereira – Sítio Pedra Redonda
Distrito de Nazaré – Pocinhos/PB
Sessões de Cinema
Data: Quinta-feira (14/09)
Horário: 18h – curtas-metragens infantojuvenis
Entrada: gratuita – não precisa de ingresso
Local: EMEF Castro Alves – Distrito de Nazaré
Sítio Maris Preto – Pocinhos/PB
Oficinema Solar
Data: Sexta-feira (15/09)
Horário: de manhã
Local: EMEF Rui Barbosa
Sessões de Cinema
Data: Sexta-feira (15/09)
Horário: 17h – Trio de Forró Pé de Serra
18h – curtas-metragens infantojuvenis
Entrada: gratuita – não precisa de ingresso
Local: em frente à casa do Sr. José João (ao lado da UBS Antônio Firmino de Melo) – Sítio Maris Preto
Local em caso de chuva: EMEF Rui Barbosa – Sítio Maris Preto
Sítio Lagoa Salgada – Pocinhos/PB
Sessões de Cinema
Data: Sábado(16/09)
Horário: 17h – Trio de Forró Pé de Serra
18h – curtas-metragens infantojuvenis
Entrada: gratuita – não precisa de ingresso
Local: em frente à Capela Nossa Senhora Aparecida – Sítio Lagoa Salgada
Local em caso de chuva: Capela Nossa Senhora Aparecida
SINOPSES DOS FILMES
‘O menino Leão e a menina Coruja’ – Direção: Renan Montenegro – DF – Ficção/2017 – 16 min
Esse é o universo das pessoas-animais, seres que misturam características humanas com as de outro animal. Quando filhotes, eles precisam estudar na Escola Filhote Selvagem, um lugar onde o aprendizado vai muito além da sala de aula.
‘Dela’ – Direção: Bernard Attal – BA – Ficção/2018 – 8min15s
Dela mora na Ilha de Itaparica com seu pai, Agenor. Na escola nova, os colegas acham seu nome estranho e seus cabelos esquisitos. A menina questiona seu pai, e a história que ele conta muda a forma como ela vê a si mesma!
‘Era uma noite de São João’ – Direção: Bruna Velden – PB – Animação/2022 – 11min16s
Dona Dorinha, uma viúva idosa cumprindo quarentena no interior do Sertão, relembra da janela de seu sobradinho a sua história de vida através das festas juninas da cidade ao longo dos anos.
‘Procura-se’ – Direção: Iberê Carvalho – Brasil, 10min – Ficção
O filme conta a aventura de três crianças que rompem a fronteira social motivadas pelo sentimento sincero por um cachorrinho de estimação. Nossos heróis são: Camile, Didi e Gugu. Camile é uma menina de 10 anos, muito corajosa e rica, que ao perder Bolinha, foge de casa em busca do cãozinho, iniciando uma aventura cheia de descobertas, perigos e novas amizades; Didi tem a mesma idade de Camile, é pobre e vende chicletes para ajudar em casa. Ela descobre que existe uma boa recompensa pela devolução do cachorro que seu pai encontrara e dera de presente para seu irmão Gugu. Ela decide devolver o animal, mas Gugu não aceita a ideia de perder seu novo amigo, agora batizado de Panela.
‘Disque Quilombola’ – Direção: David Reeks, Documentário, Brasil/2012 – 13 min
Crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma genuína brincadeira infantil, os dois grupos falam de suas raízes e revelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças.
Sobre o CineSolar
O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Em 10 anos, desde julho de 2013, o projeto já realizou cerca de 1870 sessões com exibição de 180 filmes, entre curtas-metragens e longas, e 576 oficinemas – que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, com a linguagem audiovisual. Quase 600 cidades do país, de 23 estados e do Distrito Federal, já receberam o CineSolar, que percorreu mais de 250 mil quilômetros, chegando a 284 mil pessoas.
O projeto conta com dois cinemas móveis, batizados de Tupã e Mahura. Os furgões foram grafitados e adaptados com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 120 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. Além disso, já geramos mais de 3 milhões de watts (equivalente a um ano e três meses de uma geladeira ligada).
O CineSolar conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz – Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, parceria solar da EnergySeg Engenharia e apoio das marcas Biowash e Bio 2. O projeto também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), e realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar (219 árvores já foram plantadas em área de manancial, em Garça/SP), sendo que em 2023 uma árvore será plantada a cada 10 sessões realizadas.
O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, com a participação de vários países como Holanda, África do Sul, Nepal, Chile, Croácia e Austrália, entre outros.
Sobre a EDP Renováveis (EDPR)
EDP Renováveis (Euronext: EDPR) é o quarto produtor mundial de energia eólica e solar, com presença em 28 mercados da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia-Pacífico. Com sede em Madrid e escritórios regionais em Houston, São Paulo e Singapura, a EDPR tem uma carteira sólida de desenvolvimento de ativos de qualidade e uma capacidade operacional líder no mercado das energias renováveis. Merecem destaque a eólica terrestre, a solar distribuída e a grande escala, a eólica marinha (OW, através de uma empresa conjunta em 50/50) e as tecnologias complementares das renováveis como a armazenagem e o hidrogênio verde.
As políticas da EDPR centradas nos colaboradores permitiram obter o reconhecimento como “Top Workplace 2023” nos Estados Unidos da América, “Top Employer 2023” na Europa (Espanha, Itália, França, Romênia, Grécia, Portugal e Polónia), na Colômbia e no Brasil, para além da inclusão no Índice de Igualdade de Género da Bloomberg.
EDPR é uma divisão da EDP (Euronext: EDP), líder na transição energética com enfoque na descarbonização. Para além da sua forte presença nas energias renováveis (com a EDPR e operações hidroelétricas), a EDP tem uma presença integrada de utilidade pública em Portugal, Espanha e Brasil, incluindo redes eléctricas, soluções para clientes e gestão de energia.
IMPRENSA
Fotos/Vídeos
https://drive.google.com/drive/folders/1BRrAFf2K9ZksCBxj7CNuA1Uz9H2Rw3Xp?usp=sharing
CineSolar nas redes
www.instagram.com/cinesolar/
www.facebook.com/Cinesolar
www.youtube.com/@CINESOLARBRASIL
Atendimento CineSolar
Benu Comunicação
Fernanda Martins – (16) 99331-9036
fernanda@benucomunicacao.com.br
INFORMAÇÕES À IMPRENSA – EDP Renováveis
GBR Comunicação
edp@gbr.com.br