Em Brasília: presidente da FIEP pede urgência nas medidas sobre Transposição e Dragagem do Porto de Cabedelo

Publicado em 21 de julho de 2016

buegaBRPara o encontro com o presidente da república, Michel Temer, realizado nesta terça-feira (19), em Brasília, com os presidentes das federações das indústrias do Nordeste, o presidente da FIEP, Francisco de Assis Gadelha, enumerou cinco pontos prioritários na pauta sobre a Paraíba. São medidas e projetos considerados mais urgentes para serem analisados pela presidência da República.
O primeiro item da pauta tratou da Transposição e Medidas Emergenciais em Face do Colapso no Abastecimento d’água de Campina Grande. Na justificativa do pleito, o líder empresarial Francisco Gadelha, falou da atual situação de Campina Grande e mais 18 cidades do seu entorno que são abastecidas pelo Açude Epitácio Pessoa, “Açude de Boqueirão”, que hoje se encontra com apenas 8% de sua capacidade, o nível mais baixo desde sua construção em 1957.
Ele destacou a gravidade da situação e o risco iminente do abastecimento de água potável para cerca de 1 milhão de habitantes da região, além do robusto parque industrial de Campina Grande, que representa 26,5% do PIB da cidade, média maior do que a nacional.
Em nome da classe empresarial paraibana, Gadelha propôs também a Reativação da Antiga Ferrovia Transnordestina, através de nova concessão. Segundo o presidente da FIEP, existe uma linha férrea (Linha Tronco Norte) que interliga a cidade de Sousa-PB no alto sertão paraibano até o Porto de Cabedelo-PB e também ao Porto de Recife e de Suape. Essa linha foi concedida à exploração da iniciativa privada em 1997, estando atualmente sob a gestão da Transnordestina Logística S/A. O trecho não vem sendo explorado e está correndo riscos, já que o furto recorrente de trilhos pode tornar difícil uma recuperação e/ou nova concessão. O pleito foi feito para que o governo reavalie o atual contrato de concessão e, se for o caso, abrir novo processo licitatório com urgência.
Outro item importante da pauta tratou da Ligação Direta com a Rede Integrada de Desenvolvimento PB/PE. A Rede Integrada de Desenvolvimento, que engloba municípios nas divisas da Paraíba e Pernambuco está em forte expansão, com a ativação de indústrias cimenteiras de grande porte na Paraíba, além da Ambev e de diversas indústrias instaladas em solo paraibano, que dão suporte à cadeia produtiva de grandes fábricas em Pernambuco, como a FIAT/JEEP, Itaipava, Brenand Vidros, dentre outras.
Para se ter uma ideia, a previsão é de um fluxo de 800 caminhões por dia, apenas para transporte de Petcock às cimenteiras e de mais 600 caminhões/dia para os insumos da FIAT. Assim, a interligação do setor produtivo dessa região com os portos de Cabedelo e de Suape por meio de um ramal ferroviário de cerca de 30 km, garantirá o escoamento da produção e a recepção de insumos com rapidez, baixo custo, aumento da competividade dos produtos, bem como da solução para um problema no fluxo crescente das BR’s 230 (Porto de Cabedelo) e 101 (Paraíba/Recife), que foram duplicadas, mas já apresentam tráfego intenso e sobrecarregado, apontando para uma situação insustentável no futuro.
A Dragagem do Porto de Cabedelo é outro assunto urgente na pauta empresarial do Estado. A conclusão da Dragagem do Porto de Cabedelo, com a retirada de 160mil metros cúbicos de material que ainda impedem uma profundidade de 11 metros em 1,3 quilômetros restante de canal. De acordo com o presidente da FIEP, a referida obra é de importância fundamental, uma vez que o potencial do Porto de Cabedelo é vastíssimo, mas esbarra na dificuldade de recebimento de navios de grande porte para chegada de insumos e escoamento da produção. A obra chegou a ser iniciada, mas foi paralisada, podendo ser concluída em curto espaço de tempo, razão pela qual a classe empresarial pleiteia a sua retomada.
A Conclusão da duplicação do Trecho Campina Grande/Caruaru é outra medida emergencial para o desenvolvimento do setor produtivo do Estado da Paraíba e região. A BR 104 é uma rodovia de grande importância econômica para a região. A rodovia já foi duplicada em trecho que contempla o território pernambucano, mas é imprescindível que também seja duplicada no trecho Caruaru/Campina Grande, com cerca de 80km. Essa conexão duplicada interligará a BR 232 (PE) com a BR 230 (PB), na entrada de Campina Grande, exatamente onde se localiza o Distrito Industrial e o Complexo Aluízio Campos, onde está sendo construído o maior conjunto habitacional do país e uma nova área de expansão industrial de Campina Grande. A duplicação facilitará a interligação das áreas produtivas dos dois Estados e garantirá atratividade para novos empreendimentos, com a facilidade no recebimento de insumos e escoamento da produção.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial