Enem 2019: Inep diz que erro que afetou quase 6 mil notas já foi corrigido

Publicado em 21 de janeiro de 2020

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, disse nesta segunda-feira (20) que já foi corrigido o erro que afetou a nota de quase 6 mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.
Em entrevista coletiva em Brasília, ele afirmou que o problema afetou exatamente 5.974 estudantes e que a pontuação de todos foi revisada. O total de afetados representa 0,15% dos 3,9 milhões de inscritos que fizeram as provas em 3 e 10 de novembro.
No fim da tarde desta segunda, alguns candidatos relataram que as notas haviam sido modificadas na Página do Participante.
De acordo com Lopes, uma falha na gráfica fez com que provas fossem associadas a gabaritos trocados. O equívoco ocorreu no momento transmissão das informações – em razão disso, candidatos que fizeram a prova de determinada cor tiveram o gabarito corrigido como se ele fosse correspondente ao exame de outra cor.
A princípio, a informação era de que o erro havia atingido apenas a correção de gabaritos do segundo dia de Enem 2019, na aplicação de provas de ciências da natureza e matemática. No entanto, no domingo (19) o Inep – autarquia responsável pela produção e correção do exame – afirmou que a revisão seria feita nos dois dias do exame.
No caso da redação, Lopes afirmou que não houve nenhum problema, pois o procedimento de correção é diferente – “a prova é digitalizada e corrigida”.
Na entrevista desta segunda, Lopes afirmou que, para evitar erros nas próximas edições do Enem, o Inep vai revisar os processos de controle de qualidade. Citou ainda a implementação digital do exame: “Com a implementação do Enem digital esse tipo de erro vai deixar de existir, porque não vai haver cartão de resposta em papel”.
O presidente do Inep disse que o instituto recebeu cerca de 172 mil e-mails de candidatos relatando algum erro. Segundo ele, a quantidade de provas checadas foi além desse número.
Ainda de acordo com o presidente do Inpe, ocorreram erros na correção de provas de candidatos de 24 estados e do Distrito Federal – as exceções Amapá e Roraima. De acordo com Lopes, 95% dos casos se concentraram em quatro cidades:

• Alagoinhas (BA)
• Viçosa (MG)
• Ituiutaba (MG)
• Iturama (MG)

A preocupação dos candidatos a uma vaga no ensino superior aumentou desde que o ministro da Educação, Abraham Weintraub reconheceu, neste sábado (18), que houve “inconsistências” na correção dos gabaritos do Enem 2019.

Gráfica terá de dar explicações
Sobre a aplicação de penalidades à gráfica que imprimiu as provas, o presidente do Inep afirmou que vai pedir explicações à empresa.
“Ela pode estar sujeita as penalidades do contrato.” Ele informou também que o Inep está com dois processos licitatórios abertos para contratar novas gráficas para o Instituto.
O G1 entrou em contato com a gráfica Valid Soluções S.A, mas a empresa informou que não vai comentar o assunto.

Sisu prorrogado
O desempenho no Enem é critério para concorrer no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece 237 mil vagas em universidades federais em todo o país.
Antes da entrevista do presidente do Inep, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, já havia divulgado em rede social que as inscrições do primeiro semestre de 2020 do Sisu foram prorrogadas em dois dias.
Agora, elas estarão abertas de meia-noite desta terça-feira (21) até as 23h59 do domingo (26) – antes da mudança, as inscrições iriam até a sexta-feira (24).

O que disse o ministro
O ministro Abraham Weintraub explicou que o erro foi identificado a partir de estatísticas do Inep. Segundo ele, alguns candidatos apresentaram notas altas no primeiro dia e resultados baixos no segundo.
Weintraub reforçou que o problema se concentrou em Minas Gerais. “Não tem impacto nenhum, o pessoal aí do Sul pode ficar tranquilo. O resto também pode ficar tranquilo, foi um susto que as pessoas levaram”, ao comentar ao caso.
Ele explicou que a equipe compara os gabaritos onde “estatisticamente tem mais problema”.
Neste domingo, uma força-tarefa do Ministério da Educação foi montada para identificar os problemas.

O que o candidato deve saber sobre a inscrição do Sisu:
• As inscrições vão de 21/1 a 26/1;
• É possível escolher dois cursos (primeira e segunda opção);
• O sistema atualiza uma vez ao dia e muda a ordem dos inscritos conforme a nota do Enem;
• A primeira atualização será divulgada a partir da 0h de 23/1;
• Recomenda-se que o estudante entre no sistema uma vez ao dia para saber se a disputa pela vaga ainda é viável ou se prefere mudar de curso;
• O resultado da chamada regular sai no dia 28/1;
• Se for aprovado na segunda opção de curso, o candidato não será incluído na lista de espera da primeira opção
• O prazo para escolher participar da lista de espera é de 29/1 a 04/2;
• A convocação da lista de espera será no dia 7/2 a 30/4;

Cronograma do Sisu 2020
• Abertura das inscrições: 21 de janeiro (terça-feira)
• Fim das inscrições: 23h59 de 26 de janeiro (domingo)
• Resultado: 28 de janeiro
• Prazo para participar da lista de espera: 29/1 a 04/2
• Convocação dos candidatos em lista de espera: 07/2 a 30/4

G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial