Equipes da PB conquistam o 1º lugar na arena da FTC do Festival de Robótica 2020

Publicado em 10 de março de 2020

Neste domingo, 08/03, duas equipes de Robótica do SESI da Paraíba, que participaram do Festival SESI de Robótica, em São Paulo, venceram as disputas na arena, competindo com representantes do SESI dos estados de Goiás, Amazonas, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Alagoas e do Amapá.
O Festival SESI de Robótica foi realizado com disputas em três categorias: a First Tech Challenge – FTC, a FIRST LEGO League – FLL e a F1 nas Escolas.
O SESI da Paraíba disputou as categorias FTC e FLL, as equipes Robossauros da Escola SESI José de Paiva Gadelha, da cidade de Sousa, e Legonautas, da Escola SESI Dionísio Marques de Almeida, de Patos se classificaram em 1º lugar nas disputas da arena da categoria First Tech Challenge, e receberam o prêmio Aliança Vencedora 2020.
Durante a competição as equipes foram avaliadas pelos resultados obtidos na formalização de alianças com outras alianças que participaram do festival, e ainda pela organização do PIT (estande) montado pelos alunos do SESI, e também pela apresentação do “Caderno de Engenharia”, um projeto de construção de tudo que foi utilizado na montagem do robô, os materiais utilizados, a linguagem de programação, e as ações desenvolvidas pela equipe para captação de recursos com parceiros externos.
A Equipe Robossauros, é formada pelos alunos: Ygor de Almeida Pereira, Kauã dos Santos Abreu, Ana Beatriz Lima da Silva, Fábio Luciano da Silva, Mônica Vitória Pereira dos Santos, Débora Thays de Brito Miranda, Victor Emanoel Andrade Silva e tem como técnico, Jebson Fábio Pinto e Silva e mentor, Francisco Erberto de Sousa.
Já a Legonautas conta com os alunos: Deivid Lyedson Ribeiro, Thiago Rodrigues Mendes de Araújo, Ricardo Daniel Conserva de Oliveira, Normanda Vitória Araújo da Silva, Caio Henrique Vieira Alves, Deborah Morgan Borges Cabral, Luiza Noêmia Medeiros Pedroza e Lucas Guimarães de Lima, e tem como técnico Daniel Dantas Marques e mentor, Itallo Mendes da Silva.
Na Competição, a equipe Criadores do Amanhã, da Escola SESI Corálio Soares de Oliveira, da cidade de Bayeux, ficou em 3º lugar no Prêmio Apresentação da Categoria First Lego League, onde disputou com equipes do SESI de Brasília e São Paulo.
A equipe concorreu com o projeto “Bio Lighting” que consiste numa lixeira que recebe lixo orgânico e, através de um biodigestor, transforma o material orgânico em gás Metano, que por sua vez é convertido em eletricidade para iluminação pública, reduzindo o lixo no meio ambiente em 52% e gerando desconto na conta de energia dos moradores e empresas parceiras. Com o resultado, a equipe ficou na suplência para a disputa Internacional.
O Torneio de Robótica FIRST LEGO League desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Nesta etapa, batizada de City Shaper (cidades inteligentes e sustentáveis), as equipes participantes utilizaram a robótica para encontrar soluções voltadas a construção de cidades cada vez melhores para as gerações futuras.
Já no First Tech Challenge – FTC, os estudantes são desafiados a projetarem, programarem e construírem robôs capazes de realizar tarefas. Para isso, eles precisam aprender a trabalhar com máquinas e circuitos – os mesmos equipamentos utilizados por grandes engenheiros.
O FTC contribui para que os competidores desenvolvam habilidades como comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões e raciocínio lógico. Tudo isso de um jeito inovador, divertido e que ajuda a preparar os jovens para o futuro profissional.
Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-9776.

 

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial