Espetáculo “As Velhas” estreia no Teatro Municipal Severino Cabral

Publicado em 30 de maio de 2016

velhasA Pró-Reitoria de Extensão da UEPB e o PINEL – Núcleo de Pesquisa e Experimentação Teatral apresentam, nos próximos dias 31 de maio e 1° de junho, o espetáculo “As Velhas”, no Teatro Municipal Severino Cabral.

A estreia da remontagem deste texto emblemático, de autoria da dramaturga potiguar-campinense Lourdes Ramalho, marca o aniversário de 40 anos dessa peça que fez história no teatro paraibano.

A nova encenação sucede outras de grande sucesso, como as de Rubens Teixeira (de 1975) e Moncho Rodriguez (de 1988), que circularam pelo Brasil e em Portugal, apresentando a dramaturga e sua obra. Junto a estas, também fez história a montagem de Duílio Cunha, realizada nos idos dos anos 2000 com o Grupo de Teatro ContraTempo, de João Pessoa – PB. É este diretor que assume mais uma vez a tarefa de levar à cena “As Velhas”, sendo ele o responsável pela direção da remontagem que estreia essa semana.

Não se trata, contudo, de uma repetição daquela montagem empreendida 16 anos atrás por este encenador. Ao trabalhar com um novo elenco, uma nova leitura cênica do texto surge inevitavelmente, a partir das diferentes experiências e visões de teatro que cada ator e colaborador desta montagem possui, contribuindo para a reelaboração dos sentidos do texto.

O interesse neste novo mergulho vem, além da vontade de comemorar o aniversário desta obra emblemática, da própria atualidade das questões que Lourdes Ramalho traz à tona e problematiza ali. No enredo, os destinos de duas nordestinas se cruzam: uma sertaneja, Mariana, erra pelo sertão, fugindo da seca e em busca da mulher que levou o seu marido, enquanto uma cigana, Ludovina, se encontra presa a um corpo incapacitado, esperando na soleira da sua porta pela mudança social que se avizinha e que ela anuncia. É em torno dessa estória que se levantam conflitos pautados pela desigualdade econômica e pelos desmandos do poder local, que a dramaturga denuncia, e que se tecem relações amorosas contrariadas, com desfecho trágico, numa trama marcada pela regionalidade, aspecto tão característico da dramaturgia ramalhiana.

Para esta encenação, a equipe optou por um arranjo cênico no qual o público assiste do próprio palco, organizando o espaço num formato de arena, circular. Por este motivo, o número de espectadores será limitado a 200 por sessão.

No elenco, os destaques são as atrizes Valquíria Gonçalves e Regina Albuquerque, veteranas do teatro campinense, que representam as protagonistas nesta montagem. Chico Oliveira, que, assim como Regina, vem trabalhando com o PINEL desde o início, participando de outras montagens do grupo, também está no elenco. A estes, juntam-se novos atores, como Arthur Velásquez, Fábio Silva e Yasmin Macêdo, que participaram das ações formativas empreendidas por um projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba, coordenado pelo professor e pesquisador da obra de Lourdes Ramalho, Diógenes Maciel, e que culminam nesta estreia.

Os ingressos podem ser adquiridos no local pelos valores de R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada).

Ficha técnica:

As Velhas

Direção: Duílio Cunha
Elenco: Arthur Velásquez, Chico Oliveira, Fábio Silva, Regina Albuquerque, Valquíria Gonçalves, Yasmin Macêdo
Produção Executiva: Diógenes Maciel
Assistente de Produção: Samantha Pimentel
Figurinos: Jefferson de Souza
Trilha Sonora: Erivan Silva
Iluminação: Napoleão Gutemberg
Contrarregra: Marcos Moraes
Preparação Física: Augusto Dôso e Laio Correia
Social Mídia: Adelino Silva

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial