Etapa estadual da olimpíada do conhecimento será aberta nesta segunda-feira, no Senai da Prata em CG

Publicado em 20 de outubro de 2019

O Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, do SENAI, em Campina Grande sediará a partir da próxima segunda-feira, 21/10, a Etapa Estadual da Olimpíada do Conhecimento 2019.
A abertura oficial da Olimpíada será feita pela diretora regional do SENAI da Paraíba, Marinalda Adjuto, às 09h. A partir das 13h os alunos/competidores terão 4 horas dedicadas a ambientação com o local, e ferramentas que utilizarão durante a competição, que começará na terça-feira, 22/10, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h, e seguirá até a quinta-feira, 24/10, no horários das 08h às 12h.
Nesta etapa, os alunos dos Centros de Formação Profissional do SENAI, das cidades de João Pessoa, Bayeux e de Campina Grande, competirão em seis modalidades, são elas: Aplicador de Revestimentos Cerâmicos, Computação em Nuvem, Confeitaria, Design Gráfico, Instalador de Eletricidade Predial e Polimecânica e Automação.
Os competidores são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas em suas respectivas ocupações, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova.
Nesta fase, os alunos são avaliados segundo critérios de conhecimento técnico e tecnológico, de qualidades pessoais e de habilidades e atitudes – requisitos essenciais para inserção e permanência do jovem trabalhador no mercado de trabalho.
Durante a Olimpíada acontecerão também, o Grand Prix SENAI de Inovação, o Inova SENAI, o Desafio SENAI de Projetos Integradores que fazem parte da Saga SENAI de Inovação que é uma iniciativa em que alunos do SENAI, com o apoio de docentes, se unem em equipes e aplicam ideias, tecnologia e conhecimento em projetos para a indústria. O objetivo é estimular a cultura da inovação a partir do desenvolvimento de projetos como situação de aprendizagem.
O Grand Prix terá largada, no dia 22/10, às 08h, e é uma maratona de inovação aberta, onde as escuderias tem 48 horas para propor soluções para as questões desafios lançados no evento. Serão 3 equipes compostas por até 7 alunos. E como premiação, os três primeiros lugares receberão medalhas.
Já o Inova SENAI é uma ação direcionada a alunos, técnicos e docentes do SENAI, voltada à captação e premiação de projetos de inovação desenvolvidos por meio de competências alinhadas com as demandas da indústria e do mercado brasileiros. No Inova são avaliados projetos em seis categorias: Produto Inovador (Novos materiais, softwares, hardwares, componentes, instrumentos e ferramentas), Alimento Inovador (Desenvolvimento de novos alimentos, novas bebidas, ingredientes ou processos no setor de alimentos e bebidas), Processo Inovador (Novas máquinas, equipamentos ou sua adaptação que proporcionem melhorias de processos produtivos), Tecnologias Educacionais (Simuladores físicos ou virtuais, jogos e aplicativos, jogos de tabuleiro, software ou plataformas de educação, kits didáticos, equipamentos inovadores com aplicação didática, material multimídia para cursos), Tecnologias Inclusivas (Serviços, produtos ou processos inovadores que estejam alinhados ao Programa SENAI de Ações Inclusivas, nas vertentes de pessoas com deficiência, altas habilidades, transtorno global do desenvolvimento, gênero, etnia, maturidade, e Voto Popular (Categoria simbólica, na qual se inserem todos os projetos, cujo vencedor será definido por votação realizada pelos visitantes da exposição).
O Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPI) tem por objetivo fomentar o uso de Metodologia Senai de Educação Profissional e o empreendedorismo como processo de inovação pela educação. Os alunos serão divididos em duas categorias: Aprendizagem Básica e Curso Técnico de Nível Médio, não podendo uma mesma equipe ter alunos de categorias distintas. Os projetos devem responder a Demandas das indústrias, e os 3 mais bem avaliados em cada uma das categorias: curso técnico e aprendizagem cujos membros receberão premiação.
Durante a programação acontecerá o lançamento da Unidade Móvel de Sistemas de Energias Renováveis que é a 2ª do Brasil, adquirida em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Autom e Truckvan.
Na Olimpíada acontecerão também atividades paralelas como o Campeonato de LOL, o Conexão Jovem (um espaço para palestras) e será montado o Espaço Inovação com o objetivo de estimular o Empreendedorismo Inovador através de Palestras, Oficinas e Talk Show. No local, o público terá a chance de interagir com pesquisadores, empresas, indústrias e Instituições do Estado com os temas: Empreendedorismo Inovador, Tecnologias Sustentáveis, Design Industrial, Indústria 4.0 e programação com arduíno.
A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Realizada há mais de 20 anos no Brasil, a competição, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI.
Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5374.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial