EUA anunciam sanções a Putina e Katerina, filhas de Putin, e proíbem novo investimento americano na Rússia

Publicado em 8 de abril de 2022

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (6) mais um pacote de sanções à Rússia em resposta à invasão da Ucrânia, incluindo medidas contra as duas filhas adultas de Vladimir Putin, Katerina e Maria, porque afirmam que os familiares escondem a riqueza do presidente russo.
Katerina Tikhonovna e Maria Putina estão na casa dos 30 anos e raramente são vistas em público. Também quase nunca são mencionadas pelo pai. O Kremlin só as identifica pelo primeiro nome.
Os EUA ainda declararam sanções de “bloqueio total” às principais instituições financeiras públicas e privadas da Rússia, Sberbank e Alfa Bank, e informou que todos os novos investimentos americanos na Rússia estão proibidos.
A proibição dos novos investimentos será decretada em uma ordem executiva que será assinada pelo presidente americano, Joe Biden.
A esposa do chanceler do país, Sergei Lavrov, além do ex-premiê Dmitry Medvedev, bem como Mikhail Mishutsin, atual ocupante do cargo, também fazem parte da lista de sancionados.
Algumas das novas sanções já haviam sido anunciadas pela Casa Branca, como a decisão do Departamento do Tesouro de impedir que a Rússia realizasse pagamentos de títulos de sua dívida soberana com dólares sob jurisdição americana, o que deixa o país mais perto de declarar calote.
A Casa Branca afirmou que as sanções, coordenadas com o G7 e com a União Europeia (UE), são uma resposta às atrocidades que teriam sido cometidas por tropas russas na cidade ucraniana de Bucha, perto de Kiev. Segundo o governo americano, as sanções farão com que a Rússia perca seu status de grande economia e enfrente um profundo isolamento econômico, financeiro e tecnológico.
“Especialistas preveem que o PIB da Rússia cairá até 15% neste ano, eliminando os últimos 15 anos de ganhos econômicos. A inflação já está acima de 15% e a previsão é que acelere ainda mais. Mais de 600 empresas do setor privado já deixaram o mercado russo. As cadeias de suprimento da Rússia foram severamente interrompidas”, afirmou a Casa Branca sobre o impacto das sanções.
Foto: Mikhail Klimentyev, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial