EUA superam marca de 30 mil mortos por Covid-19

Publicado em 17 de abril de 2020

O número de mortes por Covid-19 nos Estados Unidos ultrapassou a marca de 30 mil nesta quinta-feira (16), mostram dados da Universidade Johns Hopkins. A situação é mais grave em Nova York — só na maior cidade norte-americana, quase 11 mil pessoas morreram em decorrência da infecção pelo novo coronavírus.
Os Estados Unidos são o país com o maior número absoluto de casos confirmados de Covid-19: nesta quinta, eram quase 650 mil casos. É mais do que o triplo do registrado na Espanha, segundo país com mais diagnósticos da doença no mundo.
Os EUA, inclusive, vêm registrando mais de 2 mil mortes por Covid-19 diariamente — taxa superior à vista em qualquer outro país do mundo. No balanço de quarta-feira, o país contou quase 2,6 mil mortos pelo novo coronavírus.

Veja abaixo a LINHA DO TEMPO do coronavírus nos EUA
• 22 de janeiro: EUA registram o primeiro caso do novo coronavírus.
• Primeiras semanas: os EUA mantiveram quarentena apenas para repatriados, como as pessoas retiradas de Wuhan, na China, e as saídas de um navio de cruzeiro do Japão
• 4 de fevereiro: o governo do presidente Donald Trump decretou a restrição de viagens para a China e com origem no país asiático.
• 20 de fevereiro: os Estados Unidos completam 1 mês do primeiro registro do novo coronavírus e tem 13 casos confirmados de Covid-19 nenhuma morte, segundo a Universidade Johns Hopkins e a OMS.
• 11 de março: com 50 dias desde o primeiro caso confirmado de coronavírus nos EUA, o país já saltava para as 1.281 confirmações e registrava 36 mortes; Trump suspende viagens da Europa aos EUA.
• 16 de março: O presidente dos Estados Unidos enviou cartas à população norte-americana com a recomendação de ficar em casa e de evitar contato com idosos.
• 24 de março: a OMS disse ver uma “aceleração muito grande” em número de casos de coronavírus nos Estados Unidos, o que representaria um potencial para o país se tornar o novo epicentro da epidemia. No mesmo dia, o presidente Donald Trump disse que esperava pôr fim às medidas de restrição até a Páscoa.
• 25 de março: Trump voltou atrás e disse que não iria pôr fim às medidas de isolamento nos EUA de maneira precipitada, neste dia, o Senado chegou a um acordo sobre um plano federal de estímulos de US$ 2 trilhões para aliviar as consequências da pandemia.
• 27 de março: os EUA ultrapassaram os 100 mil casos confirmados de Covid-19, após uma ação de testes em massa. Com 101.657 o país já contabilizava 1.581 mortes.
Trump que relaxar isolamento; governadores, não
O presidente Donald Trump pretende anunciar ainda nesta quinta uma série de medidas para permitir a reabertura do país em meio à pandemia. Ele acredita que os EUA passaram do pico de contágios de Covid-19.
A proposta, porém, conta com oposição dos governadores dos estados mais afetados pelo novo coronavírus, sobretudo Nova York — estado que, inclusive, passará a exigir o uso de máscaras em público.
Foto: Mary Altaffer/AP
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial