Farmácias dos EUA começam a vender pílula abortiva; tema foi promessa de campanha de Biden

Publicado em 2 de março de 2024

CVS e Walgreens, as duas maiores redes de farmácias dos Estados Unidos, anunciaram que começarão a vender a pílula abortiva mifepristona em suas lojas em vários estados este mês. Este movimento recebeu elogios do presidente Joe Biden, que destacou o acesso ao aborto como uma questão importante durante sua campanha eleitoral.
O anúncio ocorre em meio a uma batalha legal em torno da pílula no Texas, onde grupos e médicos antiaborto contestam sua disponibilidade. A disputa legal estava programada para ser discutida pela Suprema Corte dos EUA neste mês. O tribunal encerrou o reconhecimento do direito constitucional ao aborto em 2022.
Biden incentivou outras farmácias interessadas a buscarem certificação para dispensar os medicamentos. Em comunicado, o presidente ressaltou os riscos significativos enfrentados pelas mulheres em todo o país e condenou os “ataques implacáveis à liberdade reprodutiva por parte de autoridades eleitas republicanas”.
Durante a campanha eleitoral, Biden colocou o direito ao aborto em destaque, argumentando que o acesso a esse serviço é uma liberdade pessoal que está sendo negada às mulheres pelo ex-presidente Donald Trump e seus colegas republicanos.
Os republicanos têm promulgado leis restritivas sobre o aborto em quase 20 estados desde que a Supremo Corte reverteu os direitos ao aborto, alegando que o aborto é uma violação da vida humana e que medidas mais rigorosas são necessárias estadual e nacionalmente.

R7

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial