FDA ironiza uso de ivermectina contra Covid: ‘pare, você não é um cavalo’

Publicado em 22 de agosto de 2021

A FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora federal de saúde e vigilância sanitária dos Estados Unidos, publicou uma campanha contra o uso do medicamento ivermectina para tratar covid. “Você não é um cavalo. Você não é uma vaca. Sério, pessoal. Parem com isso”, disse a agência.
A frase foi publicada na página oficial da agência no Twitter e acompanha um texto chamado “Porque você não deve usar ivermectina para tratar ou prevenir covid-19”. A substância não teve a sua eficácia contra a covid comprovada, mas há grupos políticos que recomendam seu uso.
No texto, a agência afirma que o trabalho da FDA é avaliar cuidadosamente os dados científicos sobre um medicamento para ter certeza de que ele é seguro e eficaz para um determinado uso, e depois decidir se o aprova ou não.
“O uso de qualquer tratamento para a covid-19 que não tenha sido aprovado ou autorizado pela FDA, a menos que faça parte de um ensaio clínico, pode causar sérios danos”, diz.
A FDA afirma que parece haver um interesse crescente na ivermectina para ser usada como tratamento de pessoas contra a covid. “A ivermectina é frequentemente usada nos Estados Unidos para tratar ou prevenir parasitas em animais. A FDA recebeu múltiplos relatos de pacientes que necessitaram de apoio médico e foram hospitalizados após se auto-medicarem com ivermectina destinada a cavalos”, afirma a agência.
A agência reitera que não aprovou o medicamento para uso no tratamento ou prevenção de covid em humanos e que a invermectina não é um antiviral. “Há muita desinformação por aí, e você deve ter ouvido que não há problema em tomar grandes doses de ivermectina. Isso está errado”, diz a agência.
“Enquanto isso, maneiras eficazes de limitar a propagação da covid-19 continuam a ser usar sua máscara, ficar a pelo menos 6 pés de outras pessoas que não moram com você, lavar as mãos com frequência e evitar multidões“, explica o texto.
Foto: Reprodução FDA
MSN

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial