FIDA realiza missão de apoio às ações do Procase

Publicado em 14 de setembro de 2018

Os técnicos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), realizam durante esta semana, missão de apoio ao Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), na Paraíba. A equipe do FIDA iniciou as atividades no Estado na última terça-feira (11), onde esteve visitando algumas das ações desenvolvidas em comunidades rurais, além de realizar reuniões com o coordenador do Procase, Aristeu Chaves, e demais integrantes da equipe do Projeto.

Na terça-feira, três equipes de técnicos do FIDA se dividiram para visitar experiências apoiadas pelo Projeto junto a Associações e Cooperativas de produtores rurais do estado. O primeiro grupo esteve averiguando as atividades que vem sendo desenvolvidas junto a Associação das Comunidades Rurais de Barra de Santana e ainda na Associação de Lideranças, Organizações de Agricultores e Agricultoras Familiares do Cariri Paraibano (Casaco), em Boqueirão, ambas experiências que tratam da implantação de quintais produtivos.

O segundo grupo esteve visitando as ações que acontecem junto a Associação dos Produtores Rurais de Mucunã, onde a comunidade produz peças em tapeçaria e está sendo beneficiada com a reforma e ampliação da sede, aquisição de maquinário e insumos, e ainda a comunidade Porteiras, em São Domingos do Cariri, onde o Projeto visa fortalecer a caprinocultura. O terceiro grupo de técnicos do FIDA esteve na comunidade Arruda, em Soledade, onde as ações do Procase promoveram a perfuração de um poço e instalação de kit de irrigação, além de também visitar a barragem de Cacimbinha, em São Vicente do Seridó, e Porcos no município de Pedra Lavrada.

Nesta quarta-feira (12), as visitas prosseguiram no período da manhã, onde o primeiro grupo esteve nos municípios de Barra de Santa Rosa, mais precisamente no Assentamento Riacho do Sangue, onde são desenvolvidas ações com caprinocultura leiteira e viveiricultura, além da implantação de um Sistema Agrofloretal (SAF). O segundo grupo esteve acompanhando ações no município de Remígio, junto a comunidade Negra Camará, onde também está sendo implementado um SAF, e o terceiro grupo foi a Alcantil, vendo ações de perfuração de poços e implantação de campos irrigados de produção de palma forrageira nas comunidades de Brizio e Madeiras.

No período da tarde os técnicos do FIDA se reuniram com a equipe do Procase na sede do Projeto em João Pessoa, onde cada gerência pôde apresentar os avanços que foram alcançados desde a última missão de acompanhamento recebida em março, bem como as perspectivas futuras. O coordenador do Projeto, Aristeu Chaves, destacou em sua fala a evolução que foi alcançada pelo Procase no último ano, nas suas diversas áreas, produtiva, ambiental e de desenvolvimento humano, e enfatizou o planejamento para a execução das ações que serão realizadas nessa reta final do Projeto.

Após a apresentação da equipe do Projeto, os técnicos do FIDA apresentaram as suas impressões das visitas em campo, bem como das reuniões feitas na sede do Projeto. A missão de apoio prossegue até o dia 14 de setembro, com a produção e assinatura do memorando fruto desse período de acompanhamento direto das ações do Procase, além de conversas institucionais em algumas secretárias e órgãos do Governo do Estado.

Integram essa missão o Oficial de Programas do FIDA no Brasil, Leonardo Bichara, além dos Especialista em Desenvolvimento Rural, Emannuel Bayle, o Especialista em Gestão Financeira, Danilo Pisani, o Especialista em Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Rodrigo Dias, a Especialista em Aquisições e Contratações, Lucianna Matte, e o Especialista em Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Donivaldo Martins.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o FIDA, organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista responsável:

Samantha Pimentel

samantha.pimentel@procase.pb.gov.br

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial