FILIPINAS: Número de mortos em tempestade tropical passa de 180 e mais de 30 morrem em incêndio em shopping

Publicado em 24 de dezembro de 2017

filipinas2Pelo menos 182 pessoas morreram durante a passagem da tempestade tropical Tembin que atinge o sul das Filipinas desde a sexta-feira (22). As equipes de resgate ainda buscam dezenas de desaparecidos.
A polícia informou que foram retirados corpos de um rio – 153 pessoas ainda não foram encontradas.
Depois de passar por Mindanao, a tempestade, que causou inundações e deslizamentos de terra, deve chegar à ilha de Palawan, mais ao oeste, segundo o serviço meteorológico filipino.
Abdulsalam Binang Amerhasan, de 53 anos, morreu devorado por um crocodilo. Sob a forte chuva, ele tentava amarrar sua embarcação, ameaçada pelo aumento no volume do rio diante da chegada de Tembin, de acordo com a polícia local. Como não voltava para casa, sua mulher alertou os vizinhos, que saíram sua busca no meio da noite.
De acordo com Rando Salvacion, da polícia da cidade de Sapad, 36 corpos foram recuperados neste sábado das águas do rio Salong e seriam procedentes de Salvador.
Sapad e Salvador ficam na província de Lanao do Norte, no noroeste da ilha, uma das mais afetadas pela tempestade Tembin.
filipinasAs Filipinas são atingidas anualmente por cerca de 20 tufões e tempestades, mas Mindanao, a grande ilha do sul com cerca de 20 milhões de habitantes, é geralmente poupada.
Mais de 120 mil moradores da ilha tiveram de deixar suas casas. De acordo com a polícia, 19 pessoas morreram no vilarejo montanhoso de Dalama, perto da cidade de Tubod.
Policiais, soldados e voluntários se mobilizam para tentar encontrar os corpos sob escombros e lama neste vilarejo agrícola de 2 mil habitantes, acrescentou Parami.

Resgates difíceis
Em outras partes, pedras e lama carregadas pelas inundações soterraram 40 casas na cidade de Piagapo, matando pelo menos dez pessoas, de acordo com Saripada Pacasum, representante da Defesa Civil da província de Lanao do Sul.
A tempestade também causou cortes de energia e das comunicações, dificultando a atualização do número de vítimas.
A situação é particularmente preocupante na península de Zamboanga, onde, de acordo com a televisão local, pelo menos três povoados foram afetados pelas inundações.
Segundo a polícia, o número de vítimas nessa região chega a 28 mortos e 81 desaparecidos, após os deslizamentos de terra e de rochas nas localidades costeiras.
Harry Roque, porta-voz do presidente filipino, Rodrigo Duterte, garantiu uma ajuda permanente às áreas afetadas. Romina Marasigan, a porta-voz do Conselho Nacional encarregada desse tipo de catástrofe, falou de uma situação “terrivelmente difícil”.
Tembin chegou ao país menos de uma semana após a tempestade tropical Kai-Tak, que devastou o centro das Filipinas, deixando 54 mortos e 24 desaparecidos.
Centenas de pessoas morreram em julho de 2014 na passagem do tufão Rammasun (“deus do trovão” em tailandês), apesar da evacuação maciça de quase 400 mil pessoas e da paralisia de Manila. O tufão também atingiu China e Vietnã.
Um dos mais violentos tufões já registrados, Haiyan atingiu as Filipinas em novembro de 2013, com ventos superiores a 315 km/h. Ondas gigantes, como as de um tsunami, destruíram tudo em seu caminho.
O desastre natural deixou mais de 7.350 mortos, ou desaparecidos, além de mais de quatro milhões de desabrigados.

filipinas3INCÊNDIO EM SHOPPING
Pelo menos 37 pessoas morreram neste domingo (24) depois que uma incêndio destruiu um shopping na cidade de Davao, no sul das Filipinas, segundo autoridades do governo ouvidas pela agência Reuters.
De acordo com as autoridades, a maioria das vítimas travalhavam em um call center localizado dentro do shopping. Seis pessoas foram resgatadas e levadas para o hospital.
O incêndio começou no sábado (23) em uma loja de móveis no terceiro nível do shopping e rapidamente se alastrou pelo piso superior, disse uma porta-voz do governo da cidade, Ma. Teresita Gaspan,
A causa do fogo não é conhecida e uma investigação foi aberta.
A prefeita da cidade, Sara Duterte e o vice-prefeito Paolo Duterte visitaram o local e se encontraram com as famílias das vítimas, que estavam em busca de informações sobre desaparecidos e sobreviventes.
(Foto: Yas D. Ocampo/via REUTERS)
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial