Flagrados no antidoping, Wellington e Nilton são suspensos por 30 dias

Publicado em 10 de novembro de 2015

A segunda-feira de folga para o grupo colorado ganhou ares de tensão. Em entrevista coletiva convocada de última hora, a direção do Inter anunciou que os volantes Nilton e Wellington foram pegos no exame antidoping pela CBF. O STJD suspendeu ambos de forma preventiva por 30 dias. Segundo o vice de futebol Carlos Pellegrini, o clube já estuda as medidas jurídicas para defender os atletas. Ele reforçou que o Colorado confia na “idoneidade” da dupla.
Conforme comunicado enviado pela presidência da CBF no dia 29 de outubro ao Inter, os jogadores testaram positivo para as substâncias hidroclorotiazida e clorotiazida em três partidas no mês de setembro. No caso de Nilton, houve a verificação dos testes na partida contra o Corinthians, no dia 16 de setembro, pelo Brasileirão, e contra o Palmeiras, dia 30 de setembro, pela Copa do Brasil. Wellington foi flagrado no dia 23 de setembro, no jogo de ida contra o Palmeiras, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Não há riscos de o clube perder pontos no Brasileirão.
Após receber o documento por parte da confederação brasileira, o Inter fez a contraprova no laboratório da Universidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, e teve a confirmação do uso das substâncias pelos jogadores.
– Hoje (segunda-feira), o Internacional recebeu um comunicado do STJD que os atletas estão suspensos preventivamente por 30 dias. O clube reforça a confiança na idoneidade dos jogadores e o departamento jurídico já foi acionado para tomar as devidas providências – anunciou Pellegrini.
– Iniciaremos um processo de defesa de todos os meios possíveis no nosso direito, provas periciais, laboratoriais. Já estaremos exercendo a chamada defesa prévia perante o STJD na próxima segunda-feira. Esta demanda bastante complexa está a cargo dos advogados Daniel Cravo e Rogério Pastl, que saberão conduzir o processo no sentido da absolvição dos atletas – complementou o vice jurídico do Inter, Giovani Gazen.
De acordo com o advogado Rogério Pastl, que representa o Inter, as substâncias são diuréticos (servem para expelir líquidos do organismo). Depois da formulação da defesa dos atletas, ambos serão julgados por uma comissão no STJD, podendo chegar à decisão final na Corte Arbitral do Esporte, na Suíça.
– A gente ainda não tem cópia dos laudos e das perícias feitos na primeira amostragem, em Los Angeles. É uma suspensão preventiva. Temos agora um prazo de cinco dias para apresentar defesa prévia, em que a gente apresenta a defesa da forma mais completa possível. Teremos um julgamento na comissão (do STJD), e depois é passível, em tese, de recurso no Pleno. Este é um tipo de processo que tem sua jurisdição final na corte do esporte, na Suíça – esclareceu Pastl.
Contatado pela reportagem do GloboEsporte.com, o departamento médico do Inter informou que não pode se manifestar sobre o caso. A assessoria de imprensa colorada avisou que Wellington e Nilton não concederão entrevistas durante o processo.
Wellington chegou ao Inter em 2014 por empréstimo junto ao São Paulo. Com Abel Braga, figurou várias vezes no time titular, mas o rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo o deixou fora de campo por oito meses em 2015. Atualmente, tem sido utilizado por Argel como reserva imediato de Nilton e Rodrigo Dourado. Ele tem contrato como o Inter até dezembro deste ano
Já Nilton foi contratado no início do ano após ser bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, em 2013 e 2014. No primeiro semestre, ficou relegado à reserva com o técnico Diego Aguirre devido a problemas com condições físicas. Após a chegada de Argel, virou titular indiscutível ao lado de Rodrigo Dourado. Ele tem mais três anos de contrato com o Inter.
Confira nota oficial divulgada no site do clube:
O Sport Club Internacional foi notificado, nesta segunda-feira, da suspensão preventiva de 30 dias dos atletas Nilton e Wellington. Os jogadores obtiveram resultado adverso em exame laboratorial após as partidas contra Corinthians (16/09 – Nilton), Palmeiras (23/09 – Wellington) e novamente Palmeiras (30/09 – Nilton).

O Clube confia na inocência dos atletas e já iniciou todos os procedimentos para fazer as suas defesas junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
Globoesporte

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial