Fortaleza chega a cinco noites de ataques criminosos

Publicado em 18 de julho de 2016

Ataques a prédios públicos, incêndios a ônibus, fuga. Fortaleza voltou a registrar uma onda de ataques e, na madrugada desta segunda-feira (18), chegou à quinta noite de ocorrências. em meio a sequência de atentados, um policial foi morto em uma tentativa assalto.
De quinta-feira (14) até a manhã desta segunda, houve ataques a seis ônibus e a seis prédios da segurança pública na Grande Fortaleza e um, no interior, em Sobral. Sede da Guarda Municipal; 3º, 17º, 23º e 27º DPs e uma delegacia de Pacajus, na Região Metropolitana, foram os alvos. Em Sobral, o ataque foi a Delegacia da Mulher.
Durante a sequência de atentados, que têm as delegacias entre os alvos, os policiais civis chegaram a fazer uma paralisação em protesto contra a falta de segurança.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirma que está investigando as ações e anunciou a criação de uma delegacia especializada de combate ao crime organizado.
Agentes penintenciários dizem que as ordens das ações estariam partindo dos presídios em reação à presença de forças especiais da polícia no complexo penitenciário. A informação não foi confirmada pela SSPDS.
Após a sequência de ataques, o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou no último sábado (16) a criação imediata da Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado. A SSPDS, por meio das suas vinculadas Polícias Civil e Militar, vai trabalhar para conter os crimes registrados nos últimos dias. “As ações criminosas das últimas horas contra prédios públicos e agentes de segurança são uma clara reação do crime às ações rigorosas realizadas pela nossa polícia”, afirmou Camilo, em redes sociais.

Ônibus incendiados
Só na última madrugada, de domingo para segunda-feira, cinco ônibus foram atacados na região metropolitana. O primeiro ataque aconteceu por volta de 20h na Praia do Futuro, quando homens armados ordenaram que os passageiros descessem e tentaram atear fogo ao veículo. Os outros ataques aconteceram na Avenida Francisco Sá e no Bairro Ancuri. Só em Pacajus, município a 49 quilômetros da capital, dois ônibus foram atacados.
Na última quinta-feira (14), um ônibus foi incendiado na noite desta quinta-feira (14) em Eusébio, na Grande Fortaleza. Oito suspeitos subiram com galões de gasolina, pediram que o motorista e os passageiros realizassem o desembarque e atearam fogo.

Guarda Municipal alvejada
No primeiro dia de ataques em sequência, entre quarta e quinta-feira, a sede da Guarda Municipal foi alvejada por cerca de vinte disparos, segundo os agentes que estavam no local. Três homens encapuzados desceram de um carro e dispararam contra a guarita. Ninguém ficou ferido. Os guardas municipais chegaram a paralisar os trabalhos em protesto.

Cerca de 48 horas depois, na madrugada do sábado (16), a sede da Guarda Municipal foi novamente alvo de ataque. Desta vez, dois homens tentaram incendiar os carros no estacionamento com coquetel molotov e atiraram contra os agentes. Ninguém ficou ferido.

Fuga, delegacias e carros atingidos
As delegacias também foram alvo de ações criminosas. A última ocorrência foi na madrugada do domingo (17), quando um homem armado chegou em uma moto e efetuou cinco disparos contra o 17º Distrito Policial (DP), no Bairro Conjunto Vila Velha.
Também durante a madrugada, um carro do Ronda do Quarteirão da Polícia Militar foi atacado no Bairro Pan Americano. Os criminosos se aproximaram e atiraram contra a viatura. As janelas do carro foram quebradas e os pneus furados. Houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido.
Já durante a noite, um carro do Corpo de Bombeiros foi atacado na Barra do Ceará. Os bombeiros foram chamados para atender uma ocorrência, mas ao chegarem próximo ao local foram atingidos com diversas pedradas. Um agente ficou ferido.
Antes, na madrugada da sexta-feira (15), dois homens não identificados incendiaram dois carros que estavam estacionados no 27º DP, no Bairro João XXIII. Ninguém ficou ferido e não foi registrada fuga.
O 3º DP, no Bairro Otávio Bonfim, foi alvejado com sete disparos na madrugada do sábado (16) e, poucas horas depois, registrou fuga de 11 presos, que serraram as grades e pularam o muro. Foi a segunda fuga registrada no 3º DP este mês, e o segundo ataque este ano.
No Bairro Antônio Bezerra, cinco presos conseguiram fugir do 10º DP na madrugada da quinta-feira. Eles serraram as grades e saíram pelos fundos da delegacia.

PMs baleados
Em um período de 24 horas, um policial militar morreu baleado e outros três ficaram feridos na Grande Fortaleza em três diferentes ataques. O sargento da reserva Francisco Moésio Pinheiro Barbosa foi atingido durante uma tentativa de assalto na sexta-feira (15) na Caucaia, município da região metropolitana, e morreu em um hospital da capital.
Com a morte do sargento Francisco Moésio, subiu para o 15 número de policiais assassinados neste ano no Ceará. O número já maior que todo o ano de 2015. quando foram registradas 14 mortes.
Também na sexta-feira (15), dois policias militares foram atingidos em um tiroteio com criminosos nos Bairro Antônio Bezerra. Eles estavam em uma moto quando pararam próximo ao terminal de ônibus e foram surpreendidos por bandidos em um carro, que atiraram. Os PMs foram socorridos e não correm risco de morte.
Na manhã do dia seguinte, também no Bairro Antônio Bezerra, o policial militar Francisco Claudemir do Nascimento Silva, 29 anos, foi baleado quando estava a caminho do trabalho. Ele estava fardado em uma parada de ônibus quando dois homens em uma moto passaram e atiraram contra o agente de segurança. O policial foi socorrido e passou por cirurgia.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial