Fóssil de bebê dinossauro dentro de ovo é encontrado na China

Publicado em 23 de dezembro de 2021

Uma equipe de cientistas encontrou um fóssil de um embrião de dinossauro ainda dentro do ovo na China, revelou um estudo publicado nesta terça-feira (21) na revista científica iScience. O bebê pertence ao grupo dos terópodes oviraptorídeos, parentes distantes das aves. (Veja vídeo acima)
Nos últimos 100 anos, muitos ovos e ninhos fossilizados de dinossauros foram encontrados, mas descobrir um embrião preservado após milhares de anos é algo extremamente raro.
A descoberta foi feita pela equipe da Universidade de Geociências da China, em Pequim.
Originalmente, o ovo fossilizado havia sido adquirido em 2000 por Liang Liu, diretor de uma empresa chamada Yingliang Group. A raridade acabou sendo armazenada e, com o tempo, esquecida até que foi redescoberta durante a construção do Museu de História Natural da Pedra de Yingliang.
Os pesquisadores deram o nome de “Baby Yingliang” ao bebê dinossauro.
Comportamento semelhante ao dos pássaros
O fóssil ajudou os pesquisadores a avançarem em seus estudos e a identificarem uma nova posição embrionária em dinossauros.
Os estudos realizados mostraram que, dentro do ovo, o bebê está com a cabeça apoiada no ventre, com uma perna de cada lado do corpo e as costas enroladas.
Comparações feitas com outros embriões de oviraptorídeos em estágio avançado sugerem que este grupo desenvolveu uma postura semelhantes às das aves no final da incubação. Até então, essa posição não havia sido identificada em dinossauros não-aviários.
Agora, os cientistas planejam continuar com seus estudos avançados de imagem para identificar a anatomia interna do embrião.

Foto: Xing et al./iScience
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial