Funesc apresenta espetáculo infantil Tem Areia no Maiô, com entrada gratuita

Publicado em 21 de julho de 2015

areiaAs férias da garotada têm programação especial, no Espaço Cultural, em João Pessoa. O grupo “As Marias da Graça (RJ)” apresenta o espetáculo circense “Tem Areia no Maiô”, no Teatro Paulo Pontes, nos dias 24, 25 e 26 de julho. No dia 24 de julho, são duas apresentações: às 10h e 15h, exclusivamente para crianças de escolas públicas e ONGs que agendarem a presença com antecedência via e-mail:diocelio.circo.funesc@gmail.com. Nos dias 25 e 26 de julho, as apresentações são abertas ao público e ocorrem às 17h, com entrada gratuita. A ação faz parte do projeto do Espaço Cultural que incentiva às artes circenses, o Circo no Espaço.
Tem Areia no Maiô – O infantil, criado em 1992, conta a história de quatro palhaças que resolvem ir à praia em um belo domingo de sol. A trupe embarca num calhambeque rumo à Copacabana e a aventura começa com um pneu furado. Na praia, As Marias da Graça desfilam seus maiôs graciosos e divertidos. Enfrentam desastradamente perigos no mar, chuvas de verão e claro, areia no maiô. Contam piadas, jogam frescobol e dançam coreografias ao som de Roberto Carlos, Elza Soares e Rita Pavone.
As Marias da Graça – As Marias da Graça ganharam seus narizes vermelhos em 1991 e, desde então, trabalham o riso para expressar o cotidiano feminino. O grupo tem atuação popular e tem como objetivo em seus projetos, auxiliar para que todos tenham acesso à cultura. Referência para palhaças de outros estados e do interior do Rio de Janeiro, as Marias da Graça já fizeram várias turnês pelo país.
Tem Areia no Maiô, criado em 1992, é o primeiro espetáculo do grupo e conta com longa carreira. A peculiaridade do grupo está na sua própria composição, um grupo de mulheres palhaças. Na história do circo brasileiro podemos destacar vários palhaços que marcaram a infância de todos nós, mas é difícil lembrarmos uma mulher palhaça.
Podemos dizer que a arte da palhaçaria se desenvolveu historicamente no universo masculino. E atualmente, quantos circos mantêm em sua programação um número de palhaças? Qual a importância de um grupo de mulheres palhaças, o primeiro do país, resistir durante tantos anos neste contexto sócio-cultural? Podemos citar aqui que a existência do grupo, principalmente em seu início, suscita a reflexão e discussão sobre esse cenário. Como palhaças, o grupo opta por abordar as questões das mulheres de forma risível. Essa condição o enquadra em um espaço da sociedade propício a tratar de temas sobre a condição das mulheres sem naturalizá-la. Assim, o grupo é capaz de levar assuntos comuns do cotidiano feminino de forma cômica e intimista, surpreendendo e provocando a reação da plateia.

Serviço:
Espetáculo “Tem Areia no Maiô” para escolas públicas e ONGs
Data: 24 de julho (sexta-feira)
Hora: 10h (primeira sessão) 15h (segunda sessão)
Agendamento de grupos: diocelio.circo.funesc@gmail.com
Entrada: gratuita

Serviço:
Espetáculo “Tem Areia no Maiô” (aberto ao público)
Data: 25 e 26 de julho (sábado e domingo)
Hora: 17h (única sessão)
Entrada: gratuita

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial