Furacão atinge Cuba depois deixar mortos no Haiti e Rep. Dominicana

Publicado em 5 de outubro de 2016

cubaO furacão Matthew atingiu o leste de Cuba na terça-feira (4) e provocou a retirada de 1,3 milhão de pessoas de suas casas. Os Estados Unidos adotam medidas de prevenção. Na República Dominicana e Haiti, o furacão deixou nove mortos.
De categoria 4 na escala Saffir-Simpson (1 a 5), o Matthew tocou a terra no extremo oriente da ilha pouco antes das 19h locais (20h de Brasília), com ventos de até 220 km/h.
Há previsão de chuvas intensas e inundações, o presidente do Conselho de Defesa Municipal de Baracoa (departamento de Guantánamo), Tony Matos. As ondas podem chegar até quatro metros de altura.
A chegada de Matthew forçou a retirada de mais de 1,3 mil pessoas de suas casas.
Além de Guantánamo, o furacão deixou em alerta as províncias Santiago de Cuba, Camagüey, Holguín, Granma e Las Tunas.
O Matthew representa o maior desafio ao sistema de alerta e prevenção de emergências de Cuba desde 2012, quando o furacão Sandy (categoria 2) deixou 11 mortos e provocou grande destruição em Santiago de Cuba.

Haiti
O furacão Matthew deixou cinco no Haiti, país mais pobre das Américas. A região sul do país ficou isolada na terça, após a queda de uma ponte na estrada Route Nationale 2, que liga esta parte do país com a área da capital Porto Príncipe.
O Ministério do Interior anunciou a retirada de 9.280 pessoas foram retiradas de suas casas. “Por enquanto, é impossível fazer um balanço e conhecer a extensão da destruição causada pela passagem do ciclone”, disse porta-voz da Defesa Civil, Edgar Celestin.
“É a pior tempestade que o Haiti sofre em décadas, e todos os danos serão, sem dúvida, significativos. Mais de quatro milhões de crianças podem estar expostas aos estragos do furacão”, declarou o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Haiti, Marc Vincent.
O furacão atingiu a cidade de Anglais por volta das 7h locais (8h, horário de Brasília) com ventos máximos de 230 km/h, informou o NHC, com sede em Miami
A Agência para o Desenvolvimento Internacional (AID) dos Estados Unidos enviou uma equipe de elite de resposta a desastres para Bahamas, Haiti e Jamaica.

República Dominicana
Na República Dominicana, quatro pessoas morreram. O Centro de Operações de Emergências (COE) informou que mais de 8,5 mil pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas em Santo Domingo e nas províncias próximas da fronteira com o Haiti.

EUA se prepara
O furacão pode alcançar o sudeste dos Estados Unidos, onde os governos daFlórida e da Carolina do Norte decretaram estado de emergência. Já a Carolina do Sul ordenou a evacuação do litoral a partir de quarta-feira.
“Nosso objetivo é que a população se situe a pelo menos 150 km da costa”, declarou a governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley.
Diante da possibilidade da chegada de Matthew, o presidente Barack Obama decidiu adiar um ato previsto para quarta-feira, em Miami, com a candidata democrata Hillary Clinton.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial