Gigante de transporte marítimo Maersk suspende negócios com a Rússia. Shell anuncia que também deixará de operar no país

Publicado em 2 de março de 2022

A gigante de transporte marítimo Maersk interromperá temporariamente todos os seus embarques de contêineres de e para a Rússia, aprofundando o isolamento do país à medida que a invasão da Ucrânia desencadeia um êxodo de empresas ocidentais.
As empresas do Ocidente têm imposto fortes restrições à Rússia para fechar sua economia e retirá-la do financeiro mundial.
As sanções incluem uma série de medidas como o fechamento do espaço aéreo para aviões russos, a exclusão de alguns bancos do país da rede financeira global Swift e a restrição da capacidade de Moscou de usar seus US$ 630 bilhões em reservas cambiais.
Espera-se que mais empresas ocidentais se retirem da Rússia nesta terça-feira (1º), seguindo o exemplo das empresas de energia Shell e BP, que abandonaram posições multibilionárias após a invasão da Ucrânia.
Grandes bancos, companhias aéreas e montadoras, entre outros, também cortaram remessas, encerraram alianças e consideraram as ações da Rússia inaceitáveis.

SHELL DEIXARÁ TODAS AS OPERAÇÕES NA RÚSSIA APÓS INVASÃO DA UCRÂNIA
A Shell anunciou nesta segunda-feira (28) que sairá de todas as suas operações russas, incluindo uma grande usina de gás natural liquefeito, tornando-se a mais recente grande empresa de energia ocidental a deixar o país rico em petróleo após a invasão da Ucrânia por Moscou.
A decisão ocorre um dia depois que a rival BP abandonou sua participação na gigante petrolífera russa Rosneft, em um movimento que pode custar à empresa britânica mais de 25 bilhões de dólares. A Equinor, da Noruega, também planeja sair da Rússia.
A Shell disse em um comunicado que deixará seu principal negócio de GNL Sakhalin 2, no qual detém uma participação de 27,5%, e que é 50% de propriedade e operada pela gigante russa de gás Gazprom.
Sakhalin 2, localizado na costa nordeste da Rússia, é enorme, produzindo cerca de 11,5 milhões de toneladas de GNL por ano, que é exportado para importantes mercados, incluindo China e Japão.
Foto: PIXABAY
R7

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial