Governo americano quer processar envolvidos em ataque ao Capitólio

Publicado em 6 de janeiro de 2022

O governo americano tem a intenção de processar os participantes do ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, independentemente de seu status, afirmou nesta quarta-feira (5) o secretário de Justiça, Merrick Garland.
“O Departamento de Justiça continua comprometido com que todos os atacantes de 6 de janeiro prestem contas, qualquer que seja seu status, tanto se estiveram presentes nesse dia como se foram responsáveis penalmente pelo ataque à nossa democracia”, disse Garland, segundo trechos de um discurso que será proferido à tarde.
“Acompanharemos os fatos aonde quer que nos levem”, acrescentou Garland, que também é o procurador-geral dos Estados Unidos.
Os detratores do ex-presidente republicano Donald Trump o acusam de incitar seus partidários a atacar o Congresso.
Garland não citou Trump nem disse se o ex-inquilino da Casa Branca está sob investigação.
Uma comissão parlamentar composta principalmente de democratas busca determinar se Trump encorajou ou coordenou a violência de seus partidários contra a sede do Congresso e os policiais que protegeram o local.
Cinco policiais e um manifestante foram mortos nos confrontos e 140 policiais ficaram feridos.

Pedido de paciência
Merrick Garland pediu paciência com a maior investigação da história do Departamento de Justiça, que já acusou mais de 725 pessoas até agora, em meio a uma pandemia de Covid-19, e garantiu que a Justiça é imparcial.
“Em nossas investigações, não pode haver regras diferentes de acordo com a filiação a um partido político, não pode haver regras diferentes para amigos e inimigos, para quem tem poder e para quem não tem.”
Ele também criticou as acusações de fraude nas eleições de 3 de novembro de 2020, repetidas por Trump sem provas.
“Essas acusações, que minaram a confiança da população na legitimidade de nossas eleições, foram repetidamente rejeitadas pelas forças de segurança e agências de inteligência da administração atual e anterior, bem como por todos os tribunais, estaduais ou federais, que as examinaram”, acrescentou.
As acusações de fraude geraram ameaças e violência contra políticos locais e federais que são “profundamente perigosas para nossa democracia”, alertou.
“A expressão pacífica de uma opinião ou ideologia, por mais extremista que seja, está protegida pela primeira emenda” da Constituição, mas não o ato de “ameaçar ilegalmente ferir ou matar alguém”, lembrou.
AHMED GABER / REUTERS
R7

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial