Governo Bolsonaro direciona uma em cada 5 ambulâncias ao Piauí, reduto do ministro Ciro Nogueira, líder do Centrão

Publicado em 2 de junho de 2022

O governo Bolsonaro aprovou para o estado do Piauí, 18% do orçamento destinado para a compra de ambulâncias no país. O reduto do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), – um dos principais líderes do centrão no Congresso – recebeu, em 2021, 123 das 683 ambulâncias compradas pelo governo. Os dados são do Fundo Nacional de Saúde (FNS).
Reportagem do jornal Folha de S. Paulo revela que o Piauí tem sido inundado por ambulâncias, várias delas distribuídas a aliados do clã Nogueira. Só a senadora Eliane Nogueira (PP), mãe do ministro, indicou R$ 8,2 milhões para compra de ambulâncias por meio das emendas de relator, segundo prestação de contas dela – no total, as indicações somam R$ 399,2 milhões.
O valor indicado por ela daria para comprar 33 veículos do estilo furgão ou 35 modelo pick-up.
A reportagem denuncia que algumas das ambulâncias foram entregues em 2022, ano de eleição. A senadora não abre mão de comemorar as entregas exibindo vídeos em suas redes sociais com os agradecimentos das novas cidades beneficiadas.

DISTRIBUIÇÃO NUMÉRICA POR ESTADOS
O Piaui lidera o recebimento de ambulâncias, com 123 unidades, vindo em seguida o estado de São Paulo, com 68. Depois vem o Maranhão e Minas Gerais, ambos com 54 veículos. Goiás recebeu 47 e o Rio Grande do Sul 39, vindo depois Mato Grosso do Sul com 33 e depois o Pará, com 31 carros.
O estado do Tocantins recebeu 28 ambulâncias, enquanto que a Paraíba terá 27. Para Rondônia foram destinadas 23, para Pernambuco 19 e para o Paraná 18. O Rio Grande do Norte recebeu 16 veículos e o Espírito Santo 15, enquanto que Santa Catarina recebeu 14.
Mato Grosso e Roraima receberam 12 ambulâncias cada um, enquanto que Alagoas recebeu 11 e Sergipe 10. Bahia e Ceará receberam 9 cada um. Para o Rio de Janeiro foram 6 e para o Amazonas 3. O Amapá recebeu apenas duas ambulâncias, enquanto que o Acre e o Distrito Federal não foram contemplados com nenhum veículo.

Foto: Isac Nóbrega/PR
Brasil247

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial