Governo do Estado inicia ações do Dia Nacional de Combate ao Fumo
Publicado em 29 de agosto de 2016O Governo do Estado iniciou as ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto. Nessa sexta-feira (26), alunos do 4º ao 8º ano do Colégio HBE, no Bairro dos Estados, receberam uma equipe de médicos da Associação Médica da Paraíba e do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDANTS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que realizaram avalição de asma. A ação tem por objetivo detectar alunos portadores de asma em ambiente Escolar da Rede Privada, em comparativo com trabalho realizado em 2015, bem como orientar e encaminhar para tratamento adequado.
Segundo a chefe do NDANTS, Gerlane Carvalho, previamente as crianças receberam um questionário e um termo de autorização para ser assinado pelos pais ou responsáveis. Então a equipe médica veio até o colégio para realizar uma avaliação para detectar o número de asmáticos. “Normalmente, as pessoas confundem asma com alergia, e isso é perigoso. É muito comum nas escolas observamos crianças dizendo que estão com crise alérgica, e às vezes a criança é asmática e não está sendo tratada adequadamente. Por isso estamos aqui trabalhando a prevenção da asma, avaliando essas crianças, tanto a capacidade respiratória quanto o que foi respondido pelos pais no questionário, pois é muito importante que se detecte a criança asmática, para que ela possa ser devidamente acompanhada, evitando assim que sofra com sintomas e crises”, disse.
Aproximadamente 180 alunos entregaram os questionários respondidos. Gerlane lembrou ainda que além do trabalho preventivo da asma, a ação aborda também a questão de ambientes, pois em muitos lares crianças alérgicas ou asmáticas vivem com pais ou familiares que fumam. “As crianças que forem diagnosticadas com asma é orientada, a escola entra em contato com os pais, para evitar até uma evasão escolar por causa da doença. A asma é algo sério e merece uma importância e cuidado”, explicou Gerlane.
Em 2015 o trabalho foi realizado em escolas públicas. De acordo com a médica coordenadora da ação, Maria Lenita de Oliveira, 12% das crianças apresentaram um diagnóstico de asma e 47% apresentaram um quadro sugestivo de asma. “Aproximadamente 28% das crianças que avaliamos no ano passado tinham asma sem fazer nenhum acompanhamento adequado. É por isso que estamos aqui, para diminuir esse índice. Esse trabalho é muito gratificante, pois a proposta é identificar e orientamos as crianças que tem asma em relação ao risco do tabagismo. Sabemos que crianças com asma pioram consideravelmente se expostas ao cigarro, então a proposta é fazer a orientação sobre os riscos dessa exposição”, disse Maria Lenita.
Belarmino Santos, 10 anos, aluno da escola, estava animado para passar pela avaliação. Ele disse que em sua casa ninguém fuma, e sabe a importância de ficar longe do cigarro. “Meu pai fumava, mas faz tempo que parou. Isso é bom tanto pra ele quanto pra todos nós que convivemos com ele, respirando o mesmo ar. Assim ninguém fica doente e ficamos todos felizes”, disse.
Ações – Na segunda-feira (29), as ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo continuam das 10h às 15h, no Shopping Tambiá, centro de João Pessoa, com a exposição de banners O Controle do Tabaco no Brasil: Uma Trajetória, orientações sobre os malefícios do tabagismo, prevenção e tratamento pelo SUS, além da distribuição de material educativo.