Governo do Estado realiza debate sobre empregabilidade na Escola Técnica Estadual de JP
Publicado em 10 de junho de 2016O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizou, nesta quinta-feira (9), na Escola Técnica Estadual de João Pessoa, mais um dia de debates sobre temas relacionados ao cotidiano escolar. A iniciativa faz parte de um ciclo, iniciado há cerca de um mês quando foi discutida a questão do bullying. Desta vez, o assunto debatido foi empregabilidade. O debate, que contou com a parceria de instituições privadas, como a Faculdade Maurício de Nassau e a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), foi encerrado pela secretária executiva de Gestão Pedagógica da SEE, Roziane Marinho.
De acordo com a secretária Roziane Marinho, “o ciclo de debates abre um espaço importante para a discussão de temas relevantes para a formação dos nossos alunos e eles têm demonstrado um grande interesse e participação nesta atividade. No debate de hoje sobre empregabilidade fizeram perguntas relevantes relacionadas à inserção no mercado de trabalho”.
Para a gerente-executiva de ensino médio da SEE, Cida Uchoa, o ciclo de debates coloca os estudantes no circuito de aprendizagens múltiplas e cumpre com o objetivo pleno da Educação. “A iniciativa promove a troca dos saberes e reforça ao estudante a importância desses temas no processo educativo”, disse.
Uma das estudantes que participaram do evento foi a aluna da Escola Técnica Estadual de João Pessoa, Rebeka Vitória Santos, que faz o 1° ano do curso de Cozinha. “Eu tinha muitas dúvidas que foram esclarecidas aqui no evento, a exemplo da elaboração do currículo”, falou.
A estudante Keila Cristina da Silva, que faz o curso de vendas, também na Escola Técnica Estadual de João Pessoa, acredita que debates como esse, da empregabilidade, ajudam os jovens a entrar no mercado de trabalho. “Nós que já estudamos curso técnico, principalmente, precisamos ouvir os profissionais da área para se preparar melhor para o mercado”, disse.
Outros debates – O ciclo de debates vai acontecer também em outras escolas. Serão discutidos temas como: a cultura afro, na Escola Heliton Santana, em Santa Rita; Uso responsável da internet, na Escola Nenzinha Cunha Lima, em Campina Grande; Corrupção, na Escola Técnica Estadual de Bayeux; Intolerância religiosa, na Escola Técnica Estadual de Mamanguape; Reciclagem, na Escola Francelino Alencar Neves, em Itaporanga; e Inclusão, na Escola Antônio Batista Santiago, em Itabaiana. As datas serão divulgadas posteriormente.