Guerrero faz, Peru vence o Paraguai, quebra tabu de 76 anos e repete 3º lugar

Publicado em 4 de julho de 2015

peruVenceNesta sexta-feira, no Estádio Ester Roa, em Concepción, Paraguai e Peru, perdedores na semifinal respectivamente para Argentina e Chile, disputaram o terceiro lugar.
Os peruanos, comandados por Ricardo Gareca, tiveram as melhores chances e fizeram os gols da vitória na segunda etapa, primeiro com Andre Carrillo, aproveitando bola que sobrou de um escanteio, aos 3, e depois com Paolo Guerrero, aos 44, em contra-ataque.
O agora flamenguista chegou a quatro gols e se igualou na artilharia ao chileno Eduardo Vargas.
Assim, a seleção alvirrubra repete a colocação da última Copa América e, além disso, derrubou um tabu incômodo contra os paraguaios: este foi apenas o terceiro triunfo sobre o rival na história da competição, sendo que o último havia sido em janeiro de 1939, 3 a 0.
Agora, resta apenas a grande decisão: Chile e Uruguai se enfrentam neste sábado, às 17h (de Brasília), no Estádio Nacional de Santiago, pelo título.
O Peru encerrou sua participação na Copa América com três vitórias, um empate e duas derrotas. Na primeira fase, se classificou como vice-líder do Grupo C, atrás do Brasil, após perder para a equipe verde-amarela na estreia, bater a Venezuela na sequência e ficar no 0 a 0 com a Colômbia. Passou pela Bolívia nas quartas de final sem levar sustos, fazendo 3 a 1, mas não resistiu à boa fase do anfitrião Chile, e sofreu revés por 2 a 1 na semi.
Já o Paraguai, que vinha de vice-campeonato na última edição da competição continental, fechou sua participação em território chileno com uma vitória, três empates e duas derrotas. O time guarani começou a campanha com empate com a Argentina, depois venceu a Jamaica e ficou no 1 a 1 com o Uruguai, placar que repetiu nas quartas de final diante do Brasil, mas avançou nos pênaltis. Na semi, no entanto, foi humilhado em seu reencontro com a Argentina, sendo goleado por 6 a 1.
Apesar de colocar frente a frente duas equipes que tiveram suas expectativas frustradas na competição, a disputa de terceiro começou com intensidade física. Aos seis minutos, Reyna aproveitou roubada de bola no campo de defesa, arrancou até a intermediária do ataque e disparou uma bomba, que exigiu boa intervenção do goleiro Justo Villar.
O que sobrava de entrega, no entanto, faltava de inspiração para as duas equipes. O jogo ficou truncado na sequência, com muitos passes errados e destaque para a atuação das defesas. A oportunidade seguinte, então, surgiu em novo chute de fora da área. Aos 22 minutos, Óscar Romero recebeu na intermediária e bateu forte, surpreendendo Gallese, que conseguiu se recuperar no lance e espalmar para evitar o gol.
Trocando mais passes e demonstrando mais calma com a bola nos pés, o Peru era ligeiramente superior na partida. Aos 25 minutos, quase marcou novamente. Após cruzamento de Reyna da direita, Lobatón dominou dentro da área, ajeitou e bateu, mas mandou por cima da meta. Aos 36, Reyna arriscou de longe novamente, e dessa vez mandou poucos centímetros acima do travessão. Dois minutos depois, o paraguaio Samudio recebeu cartão amarelo por cortar perigoso contra-ataque adversário.
O Peru partiu para cima dos adversários desde o início da segunda etapa e, logo com dois minutos de bola rolando, conseguiu abrir o placar. Após cobrança de escanteio pelo lado direito, Guerrero cabeceou em cima da zaga paraguaia. Carrillo pegou o rebote na entrada da área e, de primeira, chutou com precisão no canto esquerdo para colocar sua equipe em vantagem.
O gol não fez com que os peruanos diminuíssem a pressão, e Vargas por pouco não acertou a meta em chute de fora da área aos sete minutos. As duas equipes fizeram suas primeiras alterações na casa dos dez minutos. Ramón Díaz promoveu a entrada de Benítez no lugar de Martínez, e Ricardo Gareca colocou Yotún na vaga de Lobatón.
O Paraguai passou a ser mais dinâmico com a entrada de Benítez, que acertou bola na trave aos 21 minutos. A equipe guarani seguiu tentando o gol de empate, principalmente através de cruzamentos na área de Gallese. Os peruanos, por sua vez, exploravam os contra-ataques pelas laterais. Aos 45 minutos, o contragolpe voltou a funcionar para confirmar a vitória do Peru. Carrillo arrancou em velocidade pelo meio e abriu na direita para Sánchez, que fez o cruzamento rasteiro no meio para Guerrero, que mandou entre as pernas de Villar para marcar seu quarto gol na Copa América.

FICHA TÉCNICA
PERU 2 x 0 PARAGUAI
Local: Estádio Collao, em Concepción (Chile)
Data: 3 de julho de 2015, sexta-feira
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Raúl Orosco-BOL
Assistentes: Javier Bustillos e Juan Montaño (ambos da Bolívia)
Cartões amarelos: Yotún (Peru); Samudio (Paraguai)

GOLS:
PERU: Carrillo, aos 2, e Guerrero, aos 45 minutos do segundo tempo
PERU: Gallese; Advíncula, Christian Ramos, Ascues e Vargas; Lobatón (Yotún), Ballón, Carrillo (Hurtado), Cueva e Reyna (Sánchez); Guerrero
Técnico: Ricardo Gareca
PARAGUAI: Justo Villar; Marcos Cáceres, Paulo da Silva, Pablo Aguilar e Samudio; Ortigoza (Richard Ortiz), Victor Cáceres (Aranda) e Osvaldo Martínez (Benítez); Bobadilla, Lucas Barrios e Óscar Romero
Técnico: Ramón Díaz

Espn.uol

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial