IBRAC participa do lançamento do primeiro núcleo de capacitação do Brasil especializado em exportação de Cachaça

Publicado em 5 de dezembro de 2021

O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade nacional representativa do setor, participa do lançamento do primeiro núcleo de capacitação do Brasil especializado em exportação de Cachaça – o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que será destinado a produtores da Paraíba e de todo o Nordeste.
Lançado hoje em João Pessoa (PB), o Núcleo é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), feita em parceria com o IBRAC e com o Núcleo João Pessoa da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPESQ).
Com atendimento especializado no setor da Cachaça, o Programa visa atender 100 empresas de diferentes setores até 2023 e prepará-las para o processo de exportação de forma planejada e segura.
Das 100 empresas contempladas, 75 são de bens e serviços e 25 são de Cachaça. A priorização do setor da Cachaça acontece em razão do Nordeste ser uma das principais regiões exportadoras de Cachaça do país, representando mais de 30% do volume nacional exportado em 2020, segundo dados compilados pelo IBRAC. Entre as 25 empresas de Cachaça também poderão ser atendidas empresas de outros Estados do Nordeste interessadas no atendimento especializado.

Agenda de promoção internacional
Segundo Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC, o PEIEX Agro Cachaça é uma importante ferramenta da estratégia conjunta de promoção da Cachaça e de valorização do setor no mercado externo e será um significativo aliado da agenda proposta pelo Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça – Cachaça: Taste The New, Taste Brasil.
Desenvolvido pelo IBRAC, em parceria com a Apex-Brasil, o Projeto Setorial prevê uma série de ações para aumentar a base exportadora de Cachaça, além de consolidar seu reconhecimento como um destilado genuinamente brasileiro e de qualidade internacionalmente competitiva.
“O programa de capacitação contribuirá para que os produtores do Nordeste possam se beneficiar da expertise em exportação da parceria Apex-Brasil – IBRAC, o que vai possibilitar uma participação ativa dessas empresas, em especial das micro e pequenas, na agenda que o Projeto Setorial está impulsionando no mercado externo”, completa o diretor da entidade representativa do setor.
A região Nordeste é a segunda região com o maior percentual de estabelecimentos de Cachaça registrados, com 14,5 %, o que equivale a 138 produtores. Já a Paraíba é o principal Estado do Nordeste em termos de número de estabelecimentos registrados de Cachaça com 40 estabelecimentos (dados Anuário da Cachaça de 2021 – registro de 2020 – do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA).
Sobre o IBRAC: entidade representativa do segmento produtivo da Cachaça. Com abrangência nacional possui entre os seus associados as principais empresas (micro, pequenas, médias e grandes) do segmento produtivo da Cachaça de vários estados brasileiros, sejam elas produtoras, estandardizadoras ou engarrafadoras, que correspondem a mais de 80% do volume de Cachaça comercializado formalmente no Brasil. No Instituto também estão presentes 13 entidades de classe (estaduais/regionais/nacionais) do segmento produtivo. Com essa composição o IBRAC é a mais ampla representação de uma categoria de bebidas no Brasil. Mais informações em Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC

Informações para a imprensa:
Gabriela Henriques – gabi.henriques@upperpr.com.br + 55 11 97358-3038
Taiane Luz – taiane.luz@upperpr.com.br -+ 55 11 95173-0154

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial