II Festival de Cinema de Soledade divulga na 2ª feira lista de filmes selecionados para competição

Publicado em 30 de outubro de 2021

O processo de divulgação dos filmes selecionados para competição do II Festival de Cinema de Soledade será na próxima segunda-feira (1º).
O evento, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de novembro, será realizado na quadra do Clube Recreativo e terá exibição de filmes produzidos no Nordeste do Brasil.
Além de shows culturais, oficinas e participação de produtores de todo o país.
A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Soledade.
Em sua segunda edição, a festividade conta com quase 200 filmes inscritos, se consolidando como uma das principais atividades culturais da região e reforçando o atrativo turístico do Cariri.
Para o idealizador do Festival, Gabriel Lima, o evento tem por finalidade promover o acesso à cultura, sem esquecer-se da relevância para o turismo e economia da cidade.
“É um evento que vai mexer com a economia da nossa cidade, vai contribuir para o desenvolvimento turístico, tendo em vista que haverão reservas de pousadas, consumação nos restaurantes. Já do ponto de vista cultural e educacional, a população terá acesso às oficinas cinematográficas custeadas pelo próprio festival para àqueles que não têm condições de pagar por um curso cinematográfico. Além disso, os troféus foram feitos por artesãos da cidade, o que evidencia uma valorização dos profissionais locais”, enfatiza.

Seleção
Dos 200 filmes enviados, seis serão selecionados para o Festival na categoria Carcará (três longas-metragens e três curtas-metragens) e outros três curtas da categoria ‘Cine Escola-PB’.
Durante o festival, o júri escolherá apenas um vencedor de cada tipo.
Categorias
O II Festival de Cinema de Soledade terá a competição dividida em duas categorias. Uma delas é o ‘Troféu Cine Carcará’ – premiação destinada para filmes criados em solo nordestino.
A segunda tem como foco estimular os novos talentos.
Será o Troféu Cine Escola-PB, que vai prestigiar as produções cinematográficas de estudantes da Paraíba.
Já na categoria Cine Carcará serão escolhidos o melhor longa-metragem; melhor curta-metragem; melhor atriz; melhor ator; melhor roteiro; melhor fotografia; melhor trilha sonora original e melhor edição.
Na categoria B, Cine Escola-PB, serão premiadas as mesmas divisões, exceto longa-metragem. Cada ganhador receberá troféus esculpidos por um artesão da região, valorizando a produção artística do local.

Oficinas
As oficinas ofertadas através do festival começam a partir do dia oito de novembro e vão até dia 10 com a Oficina Cinemando, com o paraibano diretor de cinema, Kennel Rogis.
Do dia 10 ao dia 12 tem a oficina de atuação para cinema, TV e teatro com Jhony Luiz.
Para participar das oficinas, os interessados devem se inscrever através do link a seguir: https://forms.gle/GGGrGapw6DbjpCFT6.
Ao final do curso todos os participantes receberão certificado.

Potencialidades
Soledade tem se revelado como terra da sétima arte.
Os atores da cidade dividem o tempo entre as obrigações e a paixão pelas criações. Um dos principais cineastas da região, o pescador e comerciante Ivanildo Gomes já gravou mais de dez curta-metragens, sendo até premiado no Festival Cine Esquema Novo, no Rio Grande do Sul.
O município já foi cenário para gravação de pelo menos 15 filmes, além da produção nacional ‘Onde Nascem os Fortes’ – supersérie gravada pela Rede Globo. Agora, busca o reconhecimento no Estado pelo trabalho que tem sido desenvolvido no Curimataú.
Para isso, o Festival conta com o apoio da Prefeitura Municipal e também do incentivo do Governo do Estado.
O idealizador do projeto, Gabriel Lima venceu um edital estadual, do qual receberá R$40 mil para realizar a Mostra.
O prefeito da cidade, Geraldo Moura Ramos (Progressistas), ressalta que o amor ao cinema faz parte da história de Soledade e aos poucos, a arte vem sendo resgatada através de valorização e incentivo.
“Isso não foi algo que surgiu agora; há décadas nosso povo tem se esforçado, mesmo com as limitações, para produzir materiais de qualidade. Como poder público, nosso papel é possibilitar que isso cresça, que seja visto e consagre nossa cidade através do potencial que já existe”, detalha.
O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Soledade, Clube Recreativo e Leirbag Filmes.
Tem o patrocínio da Lei de incentivo à cultura, Cagepa, Secretaria do Estado de Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Governo da Paraíba, Ministério do Turismo e Governo.
Fonte: Ascom

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial