Instituto Senai de inovação monta laboratório com túnel de vento

Publicado em 18 de dezembro de 2019

O Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Energias Renováveis está em fase de montagem de um túnel de vento, laboratório que será o primeiro do país direcionado especialmente ao setor eólico. “Trata-se de um equipamento de grande dimensão, muito importante para o setor, que estará disponível para diversos testes, alguns dos mais relevantes direcionados à pesquisa e ao desenvolvimento de inovação nas áreas de energia”, afirmou o diretor do Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Energias Renováveis, Rodrigo Mello. Ele destacou também que há diversos outros usos para os serviços do laboratório, como calibração de equipamento e avaliação de materiais que precisam ser submetidos a intensidades de ventos variáveis.
Os laboratórios de túneis de vento são estruturas que propiciam a simulação do comportamento do ar em relação a diversos tipos de objetos, materiais e equipamentos. Uma grande turbina que integra esses laboratórios é a geradora das condições de vento nestes espaços. Por isso, há diversas possibilidades aplicações, especialmente para o setor de energia eólica. A instalação permite observar a resistência e comportamento dos materiais em diferentes condições do movimento do ar.
Com o túnel de vento, o ISI de Energias Renováveis amplia a estrutura de laboratórios e capacidade para prestação de serviços. O ISI funciona no mesmo espaço físico do CTGÁS-ER e conta com uma equipe formada por doutores, mestres e especialistas.
Além disso, integra uma rede formada por outros 26 institutos em doze estados. Este modelo de operação dos ISIs foi inspirado nas práticas da rede de pesquisa aplicada da Sociedade Fraunhofer, na Alemanha, que possui forte orientação tecnológica e de mercado.
Com sede em Natal, Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis tem amplitude nacional. “Para a indústria, o ISI representa muito, porque é o ponto focal de funcionamento para discussões no setor, garantido que temos um ambiente no qual toda a cadeia produtiva pode ser atendida e se beneficiar com agregador de resultados. Esse novo laboratório, com os demais que estão em expansão e instalação, amplia nossa capacidade de assegurar a prestação destes serviços voltado à inovação e pesquisa”, destaca o diretor do Instituto.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial