Integrantes do governo admitem possibilidade de Bolsonaro tentar dar golpe para suspender eleição

Publicado em 17 de junho de 2022

Integrantes do governo federal confirmam que Jair Bolsonaro (PL) pode sim tentar dar um golpe de Estado caso perceba que será derrotado nas urnas, segundo Bela Megale, do jornal O Globo. Auxiliares de Bolsonaro citam suas declarações recentes como reflexos de um “cenário trágico”.
Bolsonaro acredita que será reeleito, segundo os governistas ouvidos. Ele costuma tratar a recepção que tem por parte da população nas agendas pelo país como termômetro de popularidade.
A aliados mais próximos, Bolsonaro diz que a hipótese de suspender a realização da eleição de outubro é uma possibilidade real. Ele usa em conversas privadas o mesmo argumento de suas declarações públicas: “se não tiver certeza que as eleições serão limpas”, elas não acontecerão.
O chefe do governo federal também crê que terá apoio das Forças Armadas em seu projeto. Os militares têm se somado a Bolsonaro nas críticas à Justiça Eleitoral e às urnas eletrônicas. Por outro lado, a cúpula das Forças Armadas têm dito publicamente que o resultado das eleições será respeitado.
Ministros de Bolsonaro afirmam que ele está em um “momento raivoso”, de sobressaltos. Para eles, a adoção das sugestões feitas pelas Forças Armadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para supostamente melhorar o processo eleitoral é um caminho para esvaziar as pretensões golpistas do chefe do Executivo.
Foto: ABr | Alan Santos/PR
Brasil 247

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial