Investimento em imóveis de leilão cresce entre os brasileiros

Publicado em 17 de outubro de 2019

O desejo da casa própria pode ser conquistado de diversas formas. Uma delas é por meio de leilão de imóveis – com um preço mais baixo do que praticado pelo mercado, a modalidade se torna bastante atrativa aos consumidores. Uma pesquisa feita pela empresa Sodré Santoro, especializada em leilões online no Brasil, revela que os apartamentos são os itens mais arrematados nesse tipo de transação e que o investimento na modalidade é crescente.
No ranking das categorias de imóveis mais buscados, aparecem as residências na segunda posição, seguidas por terrenos, salas comerciais e galpões, demonstrando também que, além do interesse de moradia, também há uma oportunidade para empreendimentos comerciais de diversos portes.
Além dos descontos no valor total, outra vantagem indicada pelos praticantes é a praticidade de encontrar informações online e também de negociar condições acessíveis durante o processo de compra. O leilão de imóveis, apesar disso, possui algumas especificidades e, por isso, exige alguns cuidados.
Normalmente, apartamentos e casas colocados para leilão são provenientes de processos judiciais. Quando o atual proprietário não consegue pagar as dívidas com uma determinada instituição financeira, aquele bem pode ficar como garantia para quitar o débito com o banco. Dessa forma, são comuns as disputas judiciais em torno dessa modalidade.
A dica, nesse caso, é sempre conferir o edital e lê-lo com atenção. Esse documento reúne as principais informações sobre o imóvel, as condições de pagamento e outros detalhes em relação à condição arquitetônica do local. Se o imóvel estiver ocupado, é importante saber que pode haver uma disputa judicial para reaver o bem, e esse processo pode demorar para ocorrer.
É por este motivo que o leilão de imóveis é mais indicado para quem já tem uma experiência anterior com esse tipo de transação. Em todo caso, é necessário contar com uma assessoria jurídica, caso você tenha dificuldade de entender os trâmites burocráticos. Esse custo adicional também deve ser levado em conta no momento dos lances – só pague aquilo que você realmente se propôs a gastar.
Com esses cuidados, pode ser mais fácil lidar com os possíveis problemas de uma transação. Caso tenha certeza de que essa é uma boa opção para enfim ter a casa própria, vá em frente. O leilão de imóveis pode oferecer boas condições e normalmente oferece preços mais atrativos. Mas sempre confira todos os trâmites burocráticos e as condições impostas para a aquisição da casa ou do apartamento, bem como o processo de desocupação, caso o proprietário ainda more no local.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial