Israel bloqueia acesso à ajuda humanitária em Gaza, diz porta-voz da ONU. “Condições de saúde são catastróficas”

Publicado em 29 de fevereiro de 2024

Numa coletiva de imprensa realizada na terça-feira (27) em Genebra, o porta-voz do Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), Jens Laerke, afirmou que a entrega de ajuda tornou-se impossível no norte de Gaza, informa o canal HispanTV.
‘As condições de saúde são extremamente catastróficas no norte de Gaza’, disse o porta-voz. Ele afirmou ainda que as ações humanitárias também estão a tornar-se cada vez mais difíceis no sul do enclave palestino.
“Os comboios de ajuda humanitária foram atacados e as pessoas necessitadas têm sistematicamente sido privadas do acesso à ajuda, os trabalhadores humanitários estão sujeitos a riscos inaceitáveis”, enfatizou.
Laerke mencionou um incidente ocorrido no domingo, quando um comboio que deveria evacuar 24 pacientes do hospital Amal, na cidade de Khan Younis, no sul, foi bloqueado pelas forças israelenses durante sete horas e paramédicos foram detidos.
A situação humanitária em Gaza está a deteriorar-se cada vez mais. O Crescente Vermelho Palestino suspendeu o seu trabalho em Gaza durante 48 horas porque o exército israelita não garantiu a segurança das suas equipes.

Foto: Reuters
Brasil 247

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial